Deputado comparece à sessão de posse na Câmara usando bicicleta
Objetivo do deputado Pedro Uczai, que seguiu para a Câmara de bicicleta, é pautar debate sobre mobilidade urbana e meio ambiente
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal reeleito Pedro Uczai (PT-SC) compareceu à sessão de posse dos congressistas na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (1°/2) usando uma bicicleta. O objetivo do parlamentar é pautar questões de mobilidade urbana.
“Neste 1º de fevereiro de 2023, dia em que vou ser empossado deputado federal de Santa Catarina pela quarta vez, me propus a ir até o Congresso Nacional de bicicleta. É um ato simbólico em que convido a sociedade brasileira para ampliar o debate sobre mobilidade humana e urbana, a sustentabilidade e a saúde”, afirmou o deputado.
Um Brasil mais sustentável, saudável e humano (por Pedro Uczai)
O deputado critica ainda a pauta ambiental do governo federal na gestão de Jair Bolsonaro, derrotado em 2022, e cita reunião ministerial de abril de 2020 em que o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, falou em “passar a boiada”, ele se referia a desregulamentar leis de proteção ambiental. Salles foi empossado nesta quarta como deputado junto com Uczai.
“O resultado de ‘abrir as porteiras’ foi um gigantesco desastre ambiental. Houve aumento de 73% do desmatamento na região amazônica em três anos; liberaram-se 1.800 novos tipos de agrotóxicos, sendo a maioria deles banidos há tempos pela União Europeia; o Pantanal em chamas afetou mais de 65 milhões de animais nativos; o garimpo ilegal em terras indígenas registrou a maior expansão em 36 anos, além do genocídio do povo Yanomami em Roraima”, diz Uczai.