Anac vai aplicar mais rigor na segurança em voos domésticos
A partir de segunda (18/7), passageiros terão que tirar o notebook da bagagem de mão e estão sujeitos a revista física aleatória, mesmo sem toque do alarme
atualizado
Compartilhar notícia
A partir de segunda-feira (18/7), os passageiros de voos domésticos no Brasil se submeterão a processos de segurança mais rigorosos durante o embarque. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou que vai intensificar os procedimentos usuais e passar a aplicar outros atualmente utilizados apenas para voos internacionais.
É o caso, por exemplo, da retirada do notebook e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão. Comum nos embarques internacionais, esse procedimento passa a ser obrigatório durante a passagem pelo raios-x para quem viaja dentro do país..
Os passageiros também estarão sujeitos a revista física aleatória (ou passagem pelo escâner corporal) e a abertura de bagagem de mão para inspeção, além da já habitual passagem pelo pórtico e revista de bagagem de mão pelo equipamento de raios-x.
Na revista física aleatória, o passageiro é revistado por um agente de segurança do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento. Ela será feita em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos agentes, com presença de testemunha.
A inspeção manual aleatória de pertences de mão também poderá ser solicitada aleatoriamente pelos agentes de segurança aeroportuária, independente do disparo do alarme..