metropoles.com

Anac vai aplicar mais rigor na segurança em voos domésticos

A partir de segunda (18/7), passageiros terão que tirar o notebook da bagagem de mão e estão sujeitos a revista física aleatória, mesmo sem toque do alarme

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tânia Rêgo/ Agência Brasil
aeroporto
1 de 1 aeroporto - Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

A partir de segunda-feira (18/7), os passageiros de voos domésticos no Brasil se submeterão a processos de segurança mais rigorosos durante o embarque. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou que vai intensificar os procedimentos usuais e passar a aplicar outros atualmente utilizados apenas para voos internacionais.

É o caso, por exemplo, da retirada do notebook e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão. Comum nos embarques internacionais, esse procedimento passa a ser obrigatório durante a passagem pelo raios-x para quem viaja dentro do país..

Os passageiros também estarão sujeitos a revista física aleatória (ou passagem pelo escâner corporal) e a abertura de bagagem de mão para inspeção, além da já habitual passagem pelo pórtico e revista de bagagem de mão pelo equipamento de raios-x.

Na revista física aleatória, o passageiro é revistado por um agente de segurança do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento. Ela será feita em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos agentes, com presença de testemunha.

A inspeção manual aleatória de pertences de mão também poderá ser solicitada aleatoriamente pelos agentes de segurança aeroportuária, independente do disparo do alarme..

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?