metropoles.com

Alvo da Lava Jato, Ferrovia Norte-Sul terá trechos vendidos pela ANTT

Recursos de obras teriam abastecido esquema de corrupção, segundo ex-executivos de empreiteiras. Planos para o leilão foram aprovados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Agência Brasil
ferrovia_norte-sul
1 de 1 ferrovia_norte-sul - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Alvo de um dos desdobramentos da Operação Lava Jato, que revelou haver um esquema de desvio de recursos em suas obras, a Ferrovia Norte-Sul está prestes a ter parte das operações retiradas da estatal Valec e assumidas pela iniciativa privada.

Nesta sexta-feira (16/2), a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a minuta do edital, o plano de outorga e o contrato de subconcessão de dois trechos da ferrovia: justamente os em fase mais adiantada de finalização. O processo de transferência será realizado por meio de um leilão. Vencerá a disputa o concorrente que oferecer o maior valor de outorga. A decisão será publicada na próxima semana, no Diário Oficial da União.

A previsão da ANTT é que o edital seja publicado no segundo trimestre deste ano. Em tese, o leilão pode ser realizado no segundo semestre, mas, antes, ele precisa de aprovação no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Além disso, é necessário passar pelo crivo do Tribunal de Contas da União (TCU), que não tem prazo para concluir a análise.

A subconcessão diz respeito a dois trechos da Ferrovia Norte-Sul que serão licitados em conjunto, como projeto único, para uma só empresa. Um deles é o Tramo Central, entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO), o qual está com 100% da infraestrutura construída. O outro fica entre Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela D’Oeste (SP), com mais de 90% da construção finalizada. Juntos, eles somam 1.537km de extensão.

A obra da Norte-Sul começou em 1987. O traçado inicial tinha extensão de 1,5 mil quilômetros, entre Açailândia (MA) e Anápolis (GO), mas o projeto foi ampliado e previa a implantação de trechos ao norte e ao sul do país. Um trajeto de 720km, entre Açailândia e Palmas (TO), já é operado pela Vale.

Fora dos trilhos
Se as previsões da ANTT se confirmarem, o leilão de partes da Ferrovia Norte-Sul ocorrerá quase um ano após a deflagração da Operação de Volta aos Trilhos. Em mais um desdobramento das delações de ex-executivos das construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, o Ministério Público e a Polícia Federal iniciaram, em maio de 2017, a ofensiva contra crimes de lavagem de dinheiro relacionados ao recebimento de propinas na construção da ferrovia.

Na ocasião, foram presos Jader Ferreira das Neves, filho do ex-presidente da Valec Juquinha das Neves, e o advogado Leandro de Melo Ribeiro, supostos integrantes do esquema, conforme confessaram os ex-dirigentes das empreiteiras ao Ministério Público Federal em Goiás, com quem firmaram acordos de delação premiada. As investigações da PF no estado também levaram à identificação e à localização de parte do patrimônio ilícito mantido oculto, em nome de laranjas.

Juquinha, o advogado Mauro Césio Ribeiro (sócio e pai de Leandro), Jeovano Barbosa Caetano e Fábio Junio dos Santos Pereira, suspeitos de auxiliarem a execução de atos de lavagem, foram conduzidos coercitivamente pela PF para prestarem esclarecimentos, na mesma ocasião.

O ex-presidente da Valec e seu filho já tinham sido condenados na Operação Trem Pagador a, respectivamente, 10 e 7 anos de reclusão, por formarem quadrilha e lavarem aproximadamente R$ 20 milhões provenientes da prática de crimes de cartel, fraudes em licitações, peculato e corrupção nas obras de construção da Ferrovia Norte-Sul.

Ambos aguardavam o julgamento de seus recursos em liberdade, quando foi deflagrada a Operação de Volta aos Trilhos. Segundo as investigações, mesmo depois de condenada, a dupla continuou a lavar dinheiro, além de produzir provas falsas, no processo, para ludibriar o juízo e assegurar impunidade. Eles também teriam pago as custas de suas defesas com dinheiro de propina. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?