metropoles.com

Transparência Internacional chama de “lamentável” decisão de Toffoli

ONG Transparência Internacional divulgou, nesta terça-feira (6/1), a 2ª nota de repúdio à investigação e diz ser pautada em Fake News

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elijah Nouvelage/ UN Global Compact
Imagem colorida do presidente da ONG Transparência Internacional, Francois Valerian - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente da ONG Transparência Internacional, Francois Valerian - Metrópoles - Foto: Elijah Nouvelage/ UN Global Compact

Após a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), de investigar a organização não governamental (ONG)  Transparência Internacional, sobre a administração de recursos de acordos de leniência firmados na Lava Jato. A ONG divulgou a segunda nota criticando a decisão e afirmando ser ” lamentável testemunhar ações judiciais baseadas em acusações infundadas e informações falsas”.

O ministro determinou que a Corregedoria do MPF instaure procedimento para averiguar o cumprimento das regras gerais relativas a tratativas e negociações internacionais por parte dos membros da Força-Tarefa da Lava Jato. Com o argumento para a abertura da investigação, Toffoli alegou que a ONG não tem sede no Brasil e que não foram feitas fiscalizações sobre o uso dos recursos de R$ 2,3 bilhões.

Em nota, a Transparência Internacional questiona a decisão judicial de Dias Toffoli, afirmando que ocorreu apenas uma semana após a divulgação do Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023 e destacou que a decisão representa “retrocessos na luta do Brasil contra a corrupção, apontando a especificamente para a recente decisão do ministro de invalidar todas as evidências do acordo de leniência da Odebrecht e suspender a multa multimilionária para esquemas de corrupção”.

Presidente da ONG

O presidente da Transparência Internacional, François Valérian, afirmou que as decisões do Judiciário brasileiro “perpetuaram a impunidade generalizada para esquemas de corrupção em grande escala que afetam vários países”.

Ele ainda apontou que a decisão de Toffoli é um ataque direto ao combate a corrupção e sublinhou “o papel crucial do trabalho da Transparência Internacional no Brasil para manter o poder sob controlo. Não seremos intimidados e o nosso compromisso de nos manifestarmos contra a corrupção permanece firme”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?