metropoles.com

Contran desiste de multar pedestres e ciclistas por infrações

Na avaliação do órgão, antes das penalidades, há a necessidade de promover ações que envolvem engenharia, educação e fiscalização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Uirá Lourenço
TTN 3
1 de 1 TTN 3 - Foto: Uirá Lourenço

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revogou nesta sexta-feira (1º/3) a resolução que previa a aplicação de multas para pedestres e ciclistas. A sanção começaria a valer nesta sexta-feira (1º/3), mas uma suspensão foi publicada no Diário Oficial da União.

Datada de 2017, a decisão previa punição para quem transitasse a pé entre os carros ou atravessasse fora da faixa de pedestres. Aos ciclistas seriam aplicadas sanções caso andassem em calçadas ou em alta velocidade. O Contran, no entanto, entendeu que o assunto exige discussões que envolvem a participação de áreas como a de engenharia, de educação e de fiscalização de trânsito.

Antes de estabelecer regras e multas, segundo o Contran, “deve-se promover efetiva campanha educativa para que todos os envolvidos no trânsito respeitem aqueles que são mais vulneráveis e que eles próprios saibam como ter uma atitude preventiva de acidentes”, informou o órgão por meio de comunicado.

Além disso, o conselho fará a Campanha Nacional de Educação para o Trânsito, na qual estabelece que pedestres, ciclistas e motociclistas sejam o principal foco das ações educativas até abril de 2020. O tema escolhido para este ano é: No trânsito, o sentido é a vida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?