metropoles.com

Carros brasileiros receberão placas do Mercosul a partir de setembro

Na primeira etapa, as chapas serão adotadas em veículos novos, em transferências ou substituição de placas. Para usados, é opcional até 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
placa nova, Mercosul
1 de 1 placa nova, Mercosul - Foto: Divulgação

O Brasil passa a adotar, oficialmente, o padrão do Mercosul de placas para veículos. A decisão que regulamenta o novo modelo consta na Resolução nº 729 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida foi publicada nesta quinta-feira (8/3) pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), vinculado ao Ministério das Cidades, no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a resolução, a partir de 1º de setembro, a mudança começa a valer para os carros novos, que ainda irão receber a placa, bem como para os que optarem por mudar o domicílio.

A alteração das chapas para veículos já emplacados será opcional até 2023. Posteriormente, todos os automóveis do país deverão aderir à versão atualizada do emplacamento. No caso dos reboques, semirreboques, triciclos, motonetas, ciclos elétricos, quadriciclos, ciclomotores e tratores, serão identificados somente pela placa traseira.

O que muda?
Segundo a resolução, o novo padrão traz elementos que proporcionam mais segurança e identificação automática dos veículos, como QR Code e número de ID único, alterações no processo de fabricação das placas para coibir fraudes, além de cumprir o acordo internacional estabelecido na Resolução MERCOSUL/GMC Nº 33/2014.

As alterações possibilitarão o compartilhamento de dados com outros órgãos, permitindo a integração com as polícias Federal, Rodoviária Federal e estaduais. Segundo o Denatran, esse processo tornará mais eficiente o atendimento de ocorrências de roubos e furtos, assim como auxiliará a Receita Federal e representações estaduais em situações de evasão de divisas, permitindo uma fiscalização de veículos de cargas e passageiros mais ampla.

Os chips permitirão ainda acesso a sistemas de portões e cancelas, possibilitando a liberação automatizada em pedágios e estacionamentos.

Frente a isso, as novas placas dispensarão o uso de lacres, em concordância com o § 9º do artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A resolução destaca ainda que apenas o Denatran poderá credenciar as empresas fabricantes de placas. Atualmente, a responsabilidade cabe a cada órgão de fiscalização estadual, os Detrans.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?