metropoles.com

Tragédia no RS: AGU aciona Pablo Marçal na Justiça por desinformação

O órgão pede direito de resposta por uma publicação em que o influenciador afirma que Forças Armadas brasileiras estão inertes no RS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / AGU
Imagem colorida mostra sede da Advocacia-Geral da União em brasília - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra sede da Advocacia-Geral da União em brasília - Metrópoles - Foto: Divulgação / AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou, nesta quarta-feira (8/5), com uma ação judicial contra o influenciador Pablo Marçal. O órgão pede direito de resposta por uma publicação em que Marçal afirma que as Forças Armadas estariam inertes diante da calamidade pública que atinge o Rio Grande do Sul.

No pedido, a AGU destaca que as Forças Armadas estão atuando desde o dia 1º de maio no resgate de pessoas, e que somando Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira (FAB), a operação conta com um efetivo de quase 12 mil militares, além de 94 embarcações, 348 veículos, quatro aeronaves e 17 helicópteros.

A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão da AGU que atua no caso, considera que a declaração é especialmente grave pelo fato de Marçal ser um influenciador digital com grande alcance nas plataformas digitais, contando com 8,4 milhões de seguidores somente no Instagram.

“Não se questiona, portanto, a capilaridade nociva de que se reveste um vídeo com conteúdo de desinformação, especialmente se produzido por alguém a quem a sociedade reputa possuir uma maior confiabilidade, em razão da popularidade que possui”, destaca a AGU, em trecho da petição.

Na petição, a AGU pede para a Justiça determinar ao influenciador a publicação, em seus perfis no Instagram, TikTok e Facebook, de direito de resposta da União, com informações sobre a atuação dos militares na calamidade. A PNDD destaca que, ao descredibilizar a atuação das Forças Armadas na calamidade, a desinformação disseminada prejudica o próprio enfrentamento da situação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?