Tragédia em SP: governo aciona exército para auxílio ao Litoral Norte
Militares devem atuar em operações de resgate e transporte de feridos. O temporal já deixou 19 mortos e centenas de desabrigados em SP
atualizado
Compartilhar notícia
Após o forte temporal que atingiu o Litoral Norte de São Paulo, deixando 19 mortos e mais de 550 desalojados ou desabrigados, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) solicitou apoio ao Exército Brasileiro para ações de atendimento às vítimas das chuvas. Os militares devem atuar em operações de resgate e transporte de feridos.
O Comandante do Exército, Tomás Paiva, autorizou o emprego de tropas do Comando Militar do Sudeste, atendendo a solicitação do Governo. O comando regional, neste domingo, já auxiliou no lançamento de uma ponte em Campinas, onde uma ponte de concreto foi destruída após as fortes chuvas que afetaram a cidade.
De acordo com o Governo de São Paulo, serão empregadas duas aeronaves, uma de modelo HM-1 Pantera e outra HM-4 Jaguar, com as respectivas equipes de busca e salvamento. Os grupos já decolaram em direção do Litoral Norte. Técnicos do batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba atuarão nos trabalhos de resgate de desobstrução da BR-101.
O Comandante do Exército @exercitooficial autorizou o emprego de tropas do CMSE, atendendo a solicitação do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Governo do Estado de SP, nas ações de resposta aos danos causados pelas fortes chuvas na região de São Sebastião-SP. #MãoAmiga pic.twitter.com/RU6YlvgpAY
— Comando Militar do Sudeste (@cmse_exercito) February 19, 2023
Até às 19h deste domingo, registraram-se 228 pessoas desalojadas, encaminhadas para para casas de familiares, além de 338 desabrigadas, colocadas em abrigos públicos.
Entre as cidades atingidas por deslizamentos, interdições em rodovias e alagamentos estão: Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, onde dezenas de pessoas anda estão desaparecidas.
Até o momento, foi decretado estado de emergência em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. O mau tempo ainda impede a chegada de helicópteros em algumas localidades onde pessoas estão ilhadas.
O governador, acompanhado do coronel Henguel Ricardo Pereira, Coordenador Estadual da Defesa Civil, visitou neste domingo áreas afetadas em São Sebastião e Ubatuba, no litoral norte do Estado.