metropoles.com

Tragédia em SP: governo aciona exército para auxílio ao Litoral Norte

Militares devem atuar em operações de resgate e transporte de feridos. O temporal já deixou 19 mortos e centenas de desabrigados em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Twitter do Comando Militar do Sudeste / @cmse_exercito
Imagem colorida mostra dois helicópteros usados pelo exército na crise causada pelo temporal em São Paulo (SP)
1 de 1 Imagem colorida mostra dois helicópteros usados pelo exército na crise causada pelo temporal em São Paulo (SP) - Foto: Twitter do Comando Militar do Sudeste / @cmse_exercito

Após o forte temporal que atingiu o Litoral Norte de São Paulo, deixando 19 mortos e mais de 550 desalojados ou desabrigados, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) solicitou apoio ao Exército Brasileiro para ações de atendimento às vítimas das chuvas. Os militares devem atuar em operações de resgate e transporte de feridos.

O Comandante do Exército, Tomás Paiva, autorizou o emprego de tropas do Comando Militar do Sudeste, atendendo a solicitação do Governo. O comando regional, neste domingo, já auxiliou no lançamento de uma ponte em Campinas, onde uma ponte de concreto foi destruída após as fortes chuvas que afetaram a cidade.

De acordo com o Governo de São Paulo, serão empregadas duas aeronaves, uma de modelo HM-1 Pantera e outra HM-4 Jaguar, com as respectivas equipes de busca e salvamento. Os grupos já decolaram em direção do Litoral Norte. Técnicos do batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba atuarão nos trabalhos de resgate de desobstrução da BR-101.

Até às 19h deste domingo, registraram-se 228 pessoas desalojadas, encaminhadas para para casas de familiares, além de 338 desabrigadas, colocadas em abrigos públicos.

Entre as cidades atingidas por deslizamentos, interdições em rodovias e alagamentos estão: Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, onde dezenas de pessoas anda estão desaparecidas.

Até o momento, foi decretado estado de emergência em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. O mau tempo ainda impede a chegada de helicópteros em algumas localidades onde pessoas estão ilhadas.

O governador, acompanhado do coronel Henguel Ricardo Pereira, Coordenador Estadual da Defesa Civil, visitou neste domingo áreas afetadas em São Sebastião e Ubatuba, no litoral norte do Estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?