metropoles.com

Tragédia em Pernambuco: governador pede apoio das Forças Armadas

Até a tarde deste sábado (28/5), ao menos 33 pessoas morreram, 1.026 estão desabrigados e 335 estão desalojados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes sociais/Reprodução
Desabamento em Recife por causa das chuvas
1 de 1 Desabamento em Recife por causa das chuvas - Foto: Redes sociais/Reprodução

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, solicitou, neste sábado (28/5), o apoio das Forças Armadas para os municípios afetados pelas fortes chuvas que assolam o estado desde o início desta semana. Até a tarde deste sábado, ao menos 33 pessoas morreram, 1.026 estão desabrigados e 335 estão desalojados.

Câmara também anunciou que antecipa a nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros para atender a emergência provocada pelas chuvas.

“O Gabinete de Crise está mobilizado para assistência às vítimas e apoio aos municípios. Alguns municípios receberam em 24 horas mais chuva do que estava previsto para o mês inteiro”, diz nota da Defesa Civil Nacional.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, anunciou o envio de R$ 2,5 milhões para socorro e assistência humanitária para os municípios de Alagoas mais atingidos. Ele também informou que havia feito o “pré-acionamento” das Forças Armadas.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 28 óbitos no estado. Seis em Camaragibe, dois no Recife e um em Jaboatão dos Guararapes. Na ocorrência mais grave, no Jardim Monteverde, área limítrofe entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, 19 pessoas morreram por causa de um deslizamento de barreira.

No temporal da última quarta-feira já tinham sido registrados outros cinco óbitos.

Onda de Leste

As chuvas que atingem o Grande Recife e regiões de Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte desde a última segunda (23/5) têm relação com o chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), ou “onda de Leste”, que provoca forte liberação de calor, gerando, assim, perturbações nos campos de vento e pressão.

Com isso, aumentam as chuvas, porque se formam nuvens por causa da circulação do vento que vem da África, passam pelo oceano e chegam ao Nordeste brasileiro.

O fenômeno ocorre em regiões tropicais, e já atingiu Pernambuco em outros anos, provocando precipitações acima dos padrões normais para o período. De acordo com a Prefeitura do Recife, as chuvas registradas nas últimas 96 horas chegam a acumular até 443 mm em determinadas regiões da cidade.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?