metropoles.com

Tragédia em Mariana: Lula discute acordo com governador do ES

Lula e o governador do Espírito Santo falaram sobre a repactuação do acordo de reparação às vítimas do rompimento de barragem em Mariana

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images
Destruição após o desastre ambiental causado pela Sanmarco em Mariana Lula - Metrópoles
1 de 1 Destruição após o desastre ambiental causado pela Sanmarco em Mariana Lula - Metrópoles - Foto: Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (4/9) com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e discutiu, entre outros assuntos, a repactuação do acordo de reparação pelos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Casagrande levou ao chefe do Executivo a proposta de inclusão da duplicação da BR-262, que liga a região metropolitana de Vitória até Belo Horizonte, no acordo. Segundo o governador, a expectativa é que o pacto seja concluído até o fim do ano.

“[O acordo] Está tudo muito bem construído em termos de valores, de responsabilidade de cada um, então tem já uma construção bem feita, bem formatada, que o acordo poderá, com certeza, tendo esforço, ser assinado antes mesmo do final do ano. Temos essa condição de fecharmos esse entendimento e colocarmos um ponto final num tema que está aberto desde 2015”, pontuou o governador.

As negociações são mediadas pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), que recentemente sinalizou concluir o acordo ainda em setembro. De acordo com Casagrande, o pacto deve ser fechado em torno de R$ 100 bilhões para a reparação dos danos.

O desastre ambiental de Mariana, que completa 9 anos em novembro, afetou 1,5 milhão de pessoas e matou 19.

Visita de Lula

Outro tema discutido durante a reunião foi uma possibilidade de agenda do presidente Lula ao Espírito Santo, entre setembro e outubro. O chefe do Executivo deve passar por Vitória e Aracruz, para visitar obras.

A última viagem do titular do Planalto ao estado ocorreu em dezembro do ano passado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?