Tragédia em Mariana: Lula discute acordo com governador do ES
Lula e o governador do Espírito Santo falaram sobre a repactuação do acordo de reparação às vítimas do rompimento de barragem em Mariana
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (4/9) com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e discutiu, entre outros assuntos, a repactuação do acordo de reparação pelos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG).
Casagrande levou ao chefe do Executivo a proposta de inclusão da duplicação da BR-262, que liga a região metropolitana de Vitória até Belo Horizonte, no acordo. Segundo o governador, a expectativa é que o pacto seja concluído até o fim do ano.
“[O acordo] Está tudo muito bem construído em termos de valores, de responsabilidade de cada um, então tem já uma construção bem feita, bem formatada, que o acordo poderá, com certeza, tendo esforço, ser assinado antes mesmo do final do ano. Temos essa condição de fecharmos esse entendimento e colocarmos um ponto final num tema que está aberto desde 2015”, pontuou o governador.
As negociações são mediadas pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), que recentemente sinalizou concluir o acordo ainda em setembro. De acordo com Casagrande, o pacto deve ser fechado em torno de R$ 100 bilhões para a reparação dos danos.
O desastre ambiental de Mariana, que completa 9 anos em novembro, afetou 1,5 milhão de pessoas e matou 19.
Visita de Lula
Outro tema discutido durante a reunião foi uma possibilidade de agenda do presidente Lula ao Espírito Santo, entre setembro e outubro. O chefe do Executivo deve passar por Vitória e Aracruz, para visitar obras.
A última viagem do titular do Planalto ao estado ocorreu em dezembro do ano passado.