Traficantes são treinados perto de escolas e creche no Rio
Ao todo, são cinco escolas e uma creche que rodeiam complexo no Rio de Janeiro onde há treinamento de novos traficantes
atualizado
Compartilhar notícia
A área do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro (RJ), usada no treinamento de novos recrutas do tráfico, é rodeada por seis unidades de ensino, sendo uma creche e cinco escolas. A região de treinamento de traficantes ainda teria piscina e um parquinho próximos.
As autoridades afirmaram que o local escolhido permite aliciar crianças a entrar no tráfico desde cedo, e inclusive já houve registros de crianças com fuzil. Uma delas chegou a fazer a proteção de dois comandantes do tráfico carioca: o gerente-geral do tráfico, Thiago da Silva Folly, o TH da Maré; e o chefe do morro de São Carlos, o Empada.
O Complexo da Maré tem mais de 140 mil moradores, e abriga diversas facções, entre elas o Terceiro Comando Puro (TCP), que domina a maior parte a região, através das comunidades Vila do João, a Vila dos Pinheiros, Salsa e Merengue, Baixa do Sapateiro e Timbau. Há, ainda, o conhecido Comando Vermelho, que administra as comunidades Nova Holanda e Parque União.
As táticas utilizadas no treino são aplicadas até mesmo à noite, com o uso de bombas para simulação de confrontos contra policiais. Cerca de 1,1 mil pessoas já foram indiciadas.
O esquema de treinamento dos traficantes foi inicialmente denunciado pelo Fantástico, no domingo (24/9).