metropoles.com

Trabalho em feriado: líderes pedem a Lira urgência para derrubar norma

Portaria determina que o trabalho em feriados e domingos nas atividades do comércio seja autorizado apenas com autorização de sindicatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pessoa segurando carteira de trabalho igualdade salarial - Metrópoles
1 de 1 Pessoa segurando carteira de trabalho igualdade salarial - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Líderes partidários da Câmara dos Deputados querem urgência na análise de um projeto para derrubar a portaria do governo federal que restringe o regime de trabalho aos domingos e feriados. Publicada pelo Ministério do Trabalho na última semana, a portaria tem sido alvo de críticas de parlamentares.

Deputados de diversos partidos procuraram, nos últimos dias, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para assegurar urgência na apreciação de um projeto de decreto legislativo (PDL) que pede a derrubada da portaria.

De acordo com a Constituição, o objetivo de PDLs é cumprir atribuições exclusivas do Poder Legislativo. Se aprovado pela Câmara e pelo Senado, o PDL entra automaticamente em vigor, sem necessidade de sanção presidencial.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), Joaquim Passarinho (PL-PA), 17 PDLs para sustar a portaria já foram apresentados no Senado.

A portaria publicada pelo governo determina que o trabalho em feriados e domingos nas atividades do comércio em geral serão autorizadas somente quando houver convenção coletiva de trabalho por meio de sindicatos, respeitando leis municipais.

Decisão sobre trabalho de 2021

A medida revoga uma decisão de 2021, ainda sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que liberava o trabalho no comércio durante feriados.

De acordo com o presidente da FPE, o texto causa impactos negativos para a economia.

“Estamos aqui defendendo interesses públicos. Criar dificuldades para isso nos parece um contrasenso. Quando esse comércio funciona, é toda uma cadeia produtiva, é todo um arcabouço de questões importantes. Não faz sentido para nós criar dificuldades para aquilo que foi um avanço”, afirmou o deputado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?