metropoles.com

Governador reage à fala de vereador gaúcho que pediu para vinícolas contratarem “trabalhadores limpos”

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues criticou discurso de vereador que defendeu trabalho escravo e atacou trabalhadores baianos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Câmara de Caxias do Sul
Sandro Fantinel
1 de 1 Sandro Fantinel - Foto: Reprodução/Câmara de Caxias do Sul

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), rebateu, nesta terça-feira (28/2), a fala de Sandro Fantinel (Patriota) (foto em destaque), vereador de Caxias do Sul (RS). O gaúcho criticou os trabalhadores baianos resgatados em situação análoga à escravidão em uma vinícola de Bento Gonçalves, no interior do estado. O flagrante de trabalho escravo repercutiu muito nos últimos dias.

O petista disse que o discurso do vereador é “xenofóbico e racista”. Ele ainda disse repudiar veementemente a “apologia à escravidão” e que não permitirá que nenhum nordestino ou baiano seja tratado com preconceito ou rancor.

“É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana. Determinei, portanto, a adoção de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala”, comentou Jerônimo Rodrigues, no Twitter.

Vereador atacou baianos e sugeriu contratação de argentinos

Na sessão da Câmara dos Vereadores de Caixas do Sul, Sandro Fantinel sugeriu aos agricultores que não contratem trabalhadores do Nordeste e a criação de “uma linha” para a contratação de argentinos.

“Todos os trabalhadores que têm argentinos trabalhando hoje só batem palmas. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantém a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem o patrão. Agora com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema”, disse o vereador.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?