metropoles.com

Trabalho em feriado: Câmara aprova urgência de projeto contra norma

Norma do governo determina que trabalho em feriados e domingos no comércio será autorizado apenas com negociação sindical

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Câmara plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Câmara plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (21/11), a tramitação em urgência do projeto de decreto legislativo (PDL) 407/23, que derruba as normas do governo federal sobre trabalho no comércio aos domingos e feriados.

O texto agora poderá ser avaliado diretamente pelo plenário, sem passar por comissões temáticas.

A portaria restringindo o trabalho em domingos e feriados foi assinada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e publicada na última sexta-feira (17/11), mas não foi bem recebida pelos empresários do setor de serviços.

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), por meio de nota, comemorou a decisão da Casa, e avaliou que considera a manutenção da regra um retrocesso principalmente para os pequenos e médios empreendedores, bem como sobrecarrega a segurança jurídica do meio.

A norma que os parlamentares querem derrubar determina que o trabalho em feriados e domingos nas atividades do comércio em geral será autorizado somente quando houver convenção coletiva de trabalho por meio de sindicatos, respeitando leis municipais. A medida revoga uma decisão de 2021, ainda sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que liberava o trabalho no comércio durante feriados.

Deputados de diversos partidos procuraram, nos últimos dias, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para assegurar urgência na apreciação de um projeto de decreto legislativo (PDL) que pede a derrubada da portaria.

De acordo com a Constituição, o objetivo de PDLs é cumprir atribuições exclusivas do Poder Legislativo. Se aprovado pela Câmara e pelo Senado, o PDL entra automaticamente em vigor, sem necessidade de sanção presidencial.

Veja a íntegra da nota da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE):

“A Frente Parlamentar do Empreendedorismo comemora a decisão da Câmara dos Deputados em aprovar a urgência do projeto que susta a norma extemporânea do Ministério do Trabalho sobre as regras do trabalho aos domingos e feriados.

Na avaliação da FPE, a manutenção da regra representa um retrocesso em relação à liberdade das relações entre empreendedores – sobretudo os pequenos e médios empresários – e trabalhadores, além de prejudicar sobremaneira a segurança jurídica no ambiente de negócios.

Continuaremos trabalhando não só para que o Ministério do Trabalho esclareça a nova portaria, editada sem diálogo ou consideração dos consequentes impactos regulatórios, como para regulamentar em lei a norma anterior referente ao trabalho aos domingos e feriados, que elimina a intermediação sindical sobre o tema”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?