metropoles.com

Trabalhadores da EBC entrarão em greve por tempo indeterminado

A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária, realizada nesta quarta-feira (24/11). A paralisação começa na sexta (26/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Cartaz anuncia EBC entra em greve
1 de 1 Cartaz anuncia EBC entra em greve - Foto: Reprodução

Os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária, realizada nesta quarta-feira (24/11). A paralisação começam a partir de meia-noite da sexta-feira (26/11).

Segundo publicação do Sindicato dos Jornalistas do DF, a decisão foi motivada “pela conduta recriminável da empresa desde o ano de 2020”. Segundo a entidade, a EBC não tem sinalizado para negociação de acordo coletivo.

Além disso, os trabalhadores protestam contra perdas salariais e de direitos que já estão em acordos coletivos de trabalho, que representam conquistas históricas da categoria.

Entre os cortes estão a estabilidade para mães que acabaram de retornar da licença-maternidade, auxílio a pessoas com deficiência, redução de hora noturna e liberações sindicais.

De acordo com secretário de comunicação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, trabalhador da EBC concursado Eduardo Viné Boldt, a greve ocorre após um processo de negociação com a empresa há mais de um ano.

“Pedíamos manutenção das cláusulas sociais e reposição da inflação. A empresa começou a negociar com a gente, mas parou. Entraram no TST e se iniciou uma mediação. No final do mês de outubro, a empresa encaminhou uma proposta com imposição de banco de horas, o que reduziria salário dos empregados. Seria um arrocho de mais de 10%. São cláusulas que não podemos aceitar”, afirmou.

No dia 12 deste mês, a empresa parou de seguir o acordo coletivo. Tem uma série de cláusulas com 10, 12 anos que, se retiradas, deixam os trabalhadores vulneráveis. “A empresa aumenta gastos com comissionados e retirou direitos de trabalhadores portadores de deficiência, por exemplo. É inadmissível. A direção de empresa foi extremamente truculenta com seus funcionários. Tudo isso faz com que optemos pela greve”, completou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?