metropoles.com

“Tour da propina”: corregedoria faz ação e prende 21 PMs no Rio

Policiais visitavam comércios para arrecadar dinheiro ilicitamente. Propinas também iam de caixas de cerveja até frutas em verdurões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
PM e Ministério fazem operação para prender 22 policiais por "tour da propina"
1 de 1 PM e Ministério fazem operação para prender 22 policiais por "tour da propina" - Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Corregedoria da Polícia Militar deflagraram, nesta quinta-feira (7/11), uma operação conjunta para prender 22 policiais militares denunciados por corrupção passiva, negativa de obediência e associação criminosa. Ao todo, 21 PMs foram detidos. A investigação revelou que os policiais organizavam uma espécie de “tour da propina” em Nova Iguaçu.

Segundo a denúncia, “foi identificado o recolhimento de valores em 54 estabelecimentos”. Os policiais visitavam dezenas de comércios para arrecadar dinheiro ilicitamente.

A investigação começou após uma denúncia anônima de que policiais do 20º BPM estavam recolhendo propina de uma loja de reciclagem de materiais no bairro Miguel Couto, em Nova Iguaçu. O crime era repetido em outros pontos comerciais da região.

Sextas-feiras

Segundo o MPRJ, os policiais militares estacionavam a viatura nos estabelecimentos todas as sextas-feiras. Alguém se aproximava e entregava as quantias. Ou um dos policiais desembarcava, entrava no comércio, permanecia por poucos minutos e depois retornava à viatura, saindo em seguida.

Na maioria, as lojas são de reciclagem e ferros-velhos, mas há também distribuidores de gás e lojas de construção, outros. Segundo o MPRJ, “além de quantias em dinheiro, a investigação flagrou os policiais recolhendo engradados de cerveja em depósitos e até frutas em um hortifruti”.

A promotoria destacou “o ousado comportamento dos denunciados, que seguiam com a prática de vários crimes durante o serviço e em plena via pública, transformando seu serviço na PMERJ “numa verdadeira caçada ao arrego'”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?