metropoles.com

Total de brasileiros que recebem até um salário mínimo chega a 38%

Pesquisa mostra que, desde o fim do governo Temer, número de brasileiros que recebem o piso do salário mínimo cresceu no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mão segurando carteira de trabalho com pessoas caminhando na rua desfocadas ao fundo anápolis
1 de 1 Mão segurando carteira de trabalho com pessoas caminhando na rua desfocadas ao fundo anápolis - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Cresceu o número de pessoas que recebem até R$ 1.212, valor do salário mínimo no Brasil. Um levantamento mostra que, no primeiro trimestre deste ano, a quantidade de trabalhadores formais e informais que contam com essa renda mensal ficou em 38,22%. O número representa 36.415 milhões de brasileiros.

No último trimestre de 2015, o índice era de 27,6%; e no mesmo período de 2018, no fim do governo Temer, ficou em 30,09%. Na gestão Bolsonaro, que teve início em 2019, diminuiu para 29,44%, no último trimestre daquele ano, voltando a subir nos seguintes. A pesquisa foi elaborada pelo economista Lucas Assis, da Tendência Consultoria, a pedido de o O Globo.

O percentual entre aqueles que trabalham com carteira assinada passou de 14,06%, em 2018, para 22,48% no primeiro trimestre deste ano. Já entre os informais, o número passou de 53,46% a 61,73%. Neste grupo, há ainda uma grande parte que ganha menos que piso.

Segundo o pesquisador, entre o primeiro trimestre de 2016 e o mesmo período de 2022, o país teve um saldo de 4,6 milhões na criação de postos de trabalho. Destes, 76% foram de vagas informais.

No entanto, a geração de oportunidades veio acompanhada de uma diminuição do salário. “Na pandemia, a gente observou que todo o cenário econômico e sanitário contribuiu para a queda de massa de renda, especialmente na população de menor escolaridade. Desde o fim de 2020, houve recuperação do contingente de ocupados, mas a renda média permaneceu bastante fragilizada e permanece abaixo do que havia antes da pandemia”, destacou o economista Lucas Assis.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?