Tornado do último sábado é o quinto em um mês em Santa Catarina
O tornado do último fim de semana se formou por múltiplos fatores, e rastro de destruição em SC pelo fenômeno já resulta em 5,8 mil mortos
atualizado
Compartilhar notícia
O tornado que atingiu Santa Catarina, no último sábado (18/11), foi confirmado com o quinto fenômeno no estado em um mês, de acordo com informações da Defesa Civil nesta segunda-feira (20/11).
A velocidade dos ventos do quinto tornado teria ultrapassado os 100 km/h, e deixou diversos estragos nas cidades de Balneário Gaivota e Sombrio.
A incidência dos tornados no estado tem sido maior por causa da formação de uma frente fria, da baixa pressão no Paraguai e do calor intenso da região amazônica. “(Esses fatores) Favoreceram o desenvolvimento de intensas tempestades sobre Santa Catarina”, detalha a nota à imprensa da Defesa Civil de Santa Catarina.
Veja a cronologia dos tornados em SC até agora:
- 6/11 — Tornado em Cunha Porã;
- 11/11 — Tornado em Tubarão;
- 16/11 — Tornado em Itá;
- 18/11 — Tornado em Urupema; e
- 18/11 — Tornado em Sombrio e Balneário Gaivota.
A Defesa Civil também chamou a atenção para os riscos que os tornados podem trazer, tais como a queda de telhas e de árvores e danos na rede elétrica.
A Região Sul do país estava em estado de alerta na semana passada por causa das fortes tempestades que incidiaram na região. O rastro de destruição resultou em 7 mil mortos e mais de 8 mil desabrigados. Desse número, 5,8 mil seriam só de Santa Catarina, que tem 71 cidades em situação de emergência. Nove declararam situação de calamidade pública.