“Torço que será sem radicalismo”, diz Múcio sobre ato na Paulista
Ministro da Defesa falou após desfile em Brasília. Mais tarde, bolsonaristas farão ato em SP contra ministro do STF Alexandre de Moraes
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse neste sábado (7/9) que “acredita e torce” para que o ato de bolsonaristas na Avenina Paulista, em São Paulo (SP), mais tarde em defesa do impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes seja sem “radicalismo”.
“Tudo tem que ser feito com respeito. Democracia pressupõe você defender o direito do outro de ser contra, com respeito, só isso”, defendeu Múcio depois de participar do desfile da Independência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
Múcio declarou esperar que as manifestações da oposição à tarde sejam como o ato em Brasília, que não teve intercorrências. “Dia da Independência tem que ser vitória da democracia”, argumentou o ministro.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e nomes da oposição convocaram manifestantes para um ato a favor da “liberdade” e contra Moraes. “De nada vale comemorarmos Independência se nós não temos liberdade”, afirmou Bolsonaro em vídeo de convocação.
Desde o ano passado, o governo Lula tem tentado retomar o caráter patriótico e abandonar o uso político do 7 de Setembro. Durante o mandato de Bolsonaro, a data se tornou palco de manifestações com ataques a opositores e falas antidemocráticas.