metropoles.com

“Tokio”, “Flamengo” e “México”: veja códigos usados pelo PCC no plano para executar Moro

Os integrantes do PCC suspeitos de planejar o sequestro e a morte do ex-juiz Sergio Moro utilizavam códigos para atrapalhar investigações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Nikolas Moro
1 de 1 Nikolas Moro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

De acordo com a decisão judicial que decretou a prisão de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), os suspeitos de planejar o sequestro e a morte de autoridades, como o senador Sergio Moro (União Brasil), utilizavam códigos e codinomes para atrapalhar uma eventual investigação.

De acordo com a decisão da juíza Gabriela Hardt, da Justiça Federal do Paraná, o grupo criminoso deu ao senador o codinome “Tokio”. Uma troca de mensagens anexa ao documento expedido pela Justiça ainda mostra que o termo “sequestro” era substituído por “Flamengo”.

3 imagens
Investigação identificou código utilizado por integrantes do PCC no plano de sequestro
Sergio Moro vota no Paraná
1 de 3

Lista de termos usados pelo PCC no plano de sequestro do ex-juiz Sergio Moro

Reprodução
2 de 3

Investigação identificou código utilizado por integrantes do PCC no plano de sequestro

Reprodução
3 de 3

Sergio Moro vota no Paraná

Facebook/Reprodução

Os nomes de outros clubes de futebol eram usados pelos suspeitos para despistar as autoridades. “Fluminense” substituía a palavra “ação”. “Ponte Preta” também aparece na troca de mensagens, mas a investigação não conseguiu identificar o significado.

Outro código utilizado era “México”, como forma de substituir a referência ao estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com a decisão, Janeferson Aparecido Mariano Gomes seria o encarregado pela organização, financiamento, planejamento e execução do sequestro de Sergio Moro.

A partir da quebra do sigilo telefônico e telemático do suspeito, a investigação constatou que “foi dele que partiu a mensagem com os códigos que permitiram descortinar o planejamento do sequestro do senador”.

“Em suas contas de e-mail, foram observados diversos arquivos descrevendo despesas para viagens, materiais, veículos, combustível, aluguéis etc., fazendo referência aos códigos “Flamengo“, “Fluminense”, “Tokio” e “México”, detalha a decisão.

Ações planejadas

Foto obtida pela investigação mostra lista de itens possivelmente vinculada ao plano de sequestro do ex-juiz. Consta o controle de despesas relacionadas a aluguel de imóveis, viagem, alimentação, combustível, móveis, veículos, pedreiro para construir cofre onde seriam escondidas armas, ajudas de irmão, tempo aproximado e telefone para o trabalho.

Também foi constatada a existência de imagens, com listas semelhantes, que denotam a existência de outros serviços em andamento, relacionados às cidades de Paranaguá (PR), Cascavel (PR) e Porto Velho (RO).

Operação no 2º turno

De acordo com a decisão da juíza Gabriela Hardt, da Justiça Federal do Paraná, o grupo criminoso planejava sequestrar o ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil) no 2º turno das eleições de 2022.

Em uma troca de mensagens interceptada pela investigação, é exposto um plano para sequestrar Moro no Clube Duque de Caxias, local onde ele votou.

Além do ex-juiz, os integrantes do PCC tinham como alvo o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), e outras autoridades.

A juíza Gabriela baseou os mandados de prisão em crimes como organização criminosa, extorsão mediante sequestro e porte ilegal de arma de fogo.

De acordo com as investigações, o sequestro e a morte de Moro e de outras autoridades seriam feitos para obter dinheiro e conseguir o resgate de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?