metropoles.com

Toffoli concede habeas corpus para Tacla Duran depor sobre extorsão na Lava Jato

Tacla Duran falará na Câmara dos Deputados sobre denúncias de extorsão na Lava Jato e acusações contra Sérgio Moro e Deltan Dallagnol

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Tacla Duran
1 de 1 Tacla Duran - Foto: Reprodução

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu cautelarmente habeas corpus preventivo ao advogado Rodrigo Tacla Duran para que ele possa depor sem o risco de ser preso na Câmara dos Deputados. Ele vai explicar suposta extorsão no âmbito da Operação Lava Jato.

Toffoli autoriza Tacla Duran, que mora em Madrid, na Espanha, a ingressar no país e prestar os devidos esclarecimentos ao Congresso Nacional, no dia 19 de junho, às 14h30.

Determina ainda que seja oficiado o Ministério da Justiça e a Polícia Federal para que adotem as medidas necessárias a fim de garantir a segurança e o livre trânsito do advogado no ingresso, na permanência e na saída do país.

Em março, Rodrigo Tacla Duran, um dos alvos da Operação Lava Jato, depôs à Justiça Federal e relatou crime de extorsão praticado pela operação e envolveu nas acusações o deputado Deltan Dallagnol (Podemos) e o senador Sergio Moro (União Brasil).

Apontado como um dos operadores das offshores criadas pelo “departamento de propina da Odebrecht”, Tacla Duran recebeu R$ 36 milhões de empreiteiras investigadas na Lava Jato, entre elas, a UTC, Mendes Júnior e EIT.

O convite para que Tacla Duran participe de audiência pública para tratar das denúncias veio do presidente da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, deputado Bruno Farias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?