metropoles.com

Todos os tipos de prisão deverão ter audiência de custódia, decide STF

A maioria dos ministros do STF decidiu que todos os tipos de prisão devem ter audiência de custódia, não somente as feitas em flagrante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Justica STF cega
1 de 1 Justica STF cega - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (3/3), para determinar a obrigatoriedade da realização de audiência de custódia em todos os tipos de prisão. O entendimento anterior estipulava tal exigência apenas para detenções em flagrantes. A nova decisão amplia o entendimento para encarceramentos temporários, preventivos e definitivos.

O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte e deve ser encerrado à meia-noite desta sexta-feira (3/3). Os ministros analisam um pedido apresentado pela Defensoria Pública da União (DPU) que possui Edson Fachin como relator.

Com o novo entendimento do STF, as prisões preventivas, temporárias, decorrentes de descumprimento de medidas cautelares, definitivas para execução de pena e preventivas para fins de extradição deverão passar por audiência de custódia.

Acompanharam o voto do relator: André Mendonça, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Roberto Barroso. O Supremo aguarda ainda o voto de outros cinco ministros.

Em 2020, Fachin decidiu que os tribunais devem realizar audiências de custódia para todos os presos, não somente para aqueles detidos em flagrante.

“Não bastasse, a audiência de apresentação ou de custódia, seja qual for a modalidade de prisão, configura instrumento relevante para a pronta aferição de circunstâncias pessoais do preso, as quais podem desbordar do fato tido como ilícito e produzir repercussão na imposição ou no modo de implementação da medida menos gravosa”, apontou o ministro em sua decisão.

Audiência de custódia

A audiência de custódia é um instrumento presente dentro do processo legal em que o juiz determina se o preso deverá ter a liberdade concedida, com necessidade de medidas cautelares ou até a adequação da prisão.

O instrumento deve ser realizado em até 24 horas após a prisão para evitar detenções ilegais ou mesmo desnecessárias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?