TO: ex-governador Mauro Carlesse é preso por planejar fuga ao exterior
Carlesse foi preso na própria fazenda, no sul do estado. Ex-governador foi afastado do cargo pelo STJ em 2021
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-governador de Tocantins Mauro Carlesse foi preso neste domingo (15/12) por suspeita de planejar uma fuga internacional. O político foi preso na própria fazenda, chamada Joia Rara, no município de São Salvador, sul do estado.
Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Palmas, e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) prendeu o ex-governador.
Também foi expedido mandado contra o ex-secretário estadual de Parcerias e Investimentos Claudinei Quaresemin, que teve prisão decretada pela Justiça por suspeita de envolvimento em esquema de fraudes licitatórias, corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos.
Carlesse foi eleito para o governo do estado em 2018, e permaneceu no cargo até o fim de 2021, quando foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). À época, a Justiça o considerou culpado por suspeita de corrupção em um esquema de recebimento de proprinas e interferência na Polícia Civil.
Ele também é investigado por ligações com fraudes licitatórias.