TJSP condena homem que disse a vizinho judeu que “Hitler estava certo”
Durante discussão, homem fez ofensas antissemitas contra vizinho; entre outros, disse: “a raça de vocês não presta”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um homem foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por injúria racial e ameaça por ter proferido ofensas antissemitas contra um vizinho judeu em um condomínio no Morumbi, zona oeste de São Paulo.
A pena foi de um ano de prisão em regime aberto, convertida em prestação de serviços à comunidade.
Segundo o processo, em julho de 2019, os vizinhos tiveram uma discussão sobre uma vaga na garagem. O agressor então disse: “Hitler estava certo” e “a raça de vocês não presta”. Ele ainda deu um tapa no rosto da vítima, que tentou pegar o celular para registrar as ofensas, mas não conseguiu.
Os seguranças do condomínio, no entanto, testemunharam a discussão. A vítima acionou a Justiça e o juiz Waldir Calciolari, da 25ª Vara Criminal de São Paulo, julgou procedente a ação e condenou o agressor.
Para o magistrado, “a negativa do acusado, assim como o teor dos depoimentos das testemunhas de defesa, não afastaram a demonstração efetiva das ofensas racistas”. O juiz ainda destacou que as discussões anteriores que os dois já haviam tido não isentam o réu de responsabilidade. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).