TJMS hasteia bandeira do Brasil Império: “Celebração da Independência”
Por ordem do desembargador Carlos Eduardo Contar, o órgão trocou a Bandeira Nacional “como sinal de reconhecimento aos ideais libertários”
atualizado
Compartilhar notícia
A bandeira do Brasil Império foi hasteada temporariamente na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (6/9). A ação foi determinada pelo presidente do órgão, desembargador Carlos Eduardo Contar.
Segundo nota do tribunal, a bandeira histórica foi hasteada como uma homenagem ao ducentésimo aniversário de Independência do Brasil, que vai se comemorar em 7 de setembro de 2022.
Na sede do tribunal, a atual bandeira do país foi substituída pela do Brasil Império, que será mantida até o dia 10 de setembro deste ano. A exibição, conforme nota do TJMS, faz alusão ao dia 7 de setembro de 1822, data da declaração de independência do Brasil, “como sinal de reconhecimento ao ideais libertários e de respeito à Constituição”, disseram.
Ainda conforme o comunicado do TJMS, a bandeira do Brasil Império traz significados relacionados com o período monárquico. “O verde remete à Casa de Bragança, dinastia de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Já o amarelo remete à Casa de Habsburgo, dinastia da primeira esposa de Dom Pedro, Imperatriz Dona Leopoldina”.
O Metrópoles questionou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se alguma providência será tomada, mas o órgão informou que ainda está apurando o caso.