metropoles.com

TJ torna réus mais 2 acusados pelo incêndio no Ninho do Urubu, no Rio

A tragédia resultou na morte de 10 garotos da base do Flamengo e aconteceu em 2019. Agora, dez respondem por pelo crime de incêndio culposo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MAURICIO ALMEIDA/AM PRESS & IMAGES/ESTADÃO CONTEÚDO
Delegado Ninho do Urubu
1 de 1 Delegado Ninho do Urubu - Foto: MAURICIO ALMEIDA/AM PRESS & IMAGES/ESTADÃO CONTEÚDO

Rio de Janeiro – Os desembargadores da 3ª Câmara Criminal, do Tribunal de Justiça, decidiram que o ex-diretor de base do Flamengo Carlos Noval e o engenheiro Luiz Felipe Pondé também vão responder pelo incêndio no Ninho do Urubu, zona oeste. Dez garotos da base do clube morreram na tragédia, em 2019.

Os magistrados derrubaram a decisão do juiz da 36ª Vara Criminal, Marcos Augusto Ramos Peixoto, que, em maio do ano passado, não aceitou a denúncia do Ministério Público contra Pondé e Noval.

Peixoto alegou que Pondé não dispunha de qualquer ingerência dentro da estrutura de decisões do clube e havia saído do Rubro-Negro em abril de 2018. Já o ex-diretor de base Carlos Noval havia deixado a função em março de 2018, portanto, não poderia ir para o banco dos réus.

Com a nova decisão judicial, dez acusados vão responder pelo crime de incêndio culposo qualificado pelos resultados de morte e lesão grave. Entre eles, está o ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello.

Segundo a denúncia, Bandeira optou por não cumprir a disponibilização de um monitor, por turno, para cada dez adolescentes residentes e por não adequar a estrutura física do espaço destinado a eles às diretrizes e parâmetros mínimos. Já o monitor Marcus Vinícius Medeiros foi absolvido da acusação.

Na denúncia, a promotoria aponta negligências do clube, como ocultação das reais condições das construções existentes no local para fins de fiscalização do Corpo de Bombeiros e contratação e instalação de contêiner em discordância com regras técnicas de engenharia e arquitetura para servirem de dormitório de adolescentes.

Além do ex-presidente Bandeira, Noval e Pondé, são réus Márcio Garotti, ex-diretor financeiro do Flamengo; Marcelo Sá, engenheiro do clube; Claudia Pereira Rodrigues, Weslley Gimenes, Danilo da Silva Duarte e Fabio Hilário da Silva, da NHJ (empresa que forneceu os contêineres), e o técnico em refrigeração Edson da Silva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?