metropoles.com

TJRJ mantém indenização de Mario Frias a Marcelo Adnet em R$ 30 mil

Recurso da defesa de Frias foi rejeitado. Ex-secretário de Cultura do governo Bolsonaro foi condenado por difamação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles e Reprodução/Internet
Mario Frias e Marcelo Adnet
1 de 1 Mario Frias e Marcelo Adnet - Foto: Igo Estrela/Metrópoles e Reprodução/Internet

A 18º Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) resolveu, na terça-feira (16/7), manter a decisão que condenou o deputado federal Mario Frias (PL-SP) a indenizar o comediante Marcelo Adnet em R$ 30 mil por difamação.

A relatora do caso, desembargadora Leila Santos Lopes, rejeitou o recurso apresentado pela defesa do ex-secretário de Cultura da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após Adnet fazer um vídeo com sátira a Mario Frias, o então secretário especial de Cultura do governo Bolsonaro disse que o comediante era “um Judas, que não respeitou nem a própria esposa, traindo a pobre coitada em público por pura vaidade e falta de caráter”. O texto foi publicado no Instagram em 4 de setembro de 2020.

“Restou incontroverso, portanto, que as ofensas proferidas pelo réu violaram a honra e a imagem do autor, configurado o abuso no exercício do direito de liberdade de expressão, eis que a postagem não se limitou a tecer comentários, mesmo que negativos, sobre trabalho realizado pelo recorrido, uma vez que atribuiu qualidades e mencionou fatos de natureza pessoal”, argumentou a relatora.

Leila Santos Lopes relembrou, ainda, que à época Mario Frias ocupava cargo “no qual se exige decoro, com grande visibilidade, o que se comprova pela repercussão na mídia social”.

O valor da multa foi mantido e considerado proporcional e razoável. “Diante do exposto, voto por conhecer e negar provimento ao recurso, majorados os honorários em desfavor da recorrente para 12% do valor da condenação”, finalizou a magistrada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?