“Tira casaco, bota casaco”: veja onde está frio e onde calor predomina
Apesar do ar seco e do intenso calor desta quinta-feira (22/8), nova frente fria avança sobre o sul do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil deve enfrentar um clima bipolar nos próximos dias. O ar seco e o intenso calor persistem nesta quinta-feira (22/8). A maior parte do país continuará ensolarada, e os níveis de umidade estarão muito abaixo do recomendado para a saúde humana, segundo o Climatempo. Apesar disso, uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil.
A nova frente fria pode causar chuva e queda de temperatura acentuada. Por causa desse avanço, o Rio Grande do Sul tem chance de enfrentar temporais nesta quinta, com risco de granizo e rajadas de vento de até 90 km/h.
Frente fria
Em Porto Alegre, oeste e centro-sul de Santa Catarina, além do sudoeste do Paraná, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes devido à frente fria. Mesmo com a passagem do fenômeno, agosto deve terminar com temperaturas acima da média.
Em Florianópolis e Curitiba, a previsão é de sol e calor intenso, com aumento da nebulosidade. Em Porto Velho, Rio Branco e Manaus, é possível que sejam registradas as maiores temperaturas do ano até agora.
Nos estados do Sudeste e Centro-Oeste e em grande parte do Nordeste e Norte, a previsão para esta quinta-feira é de sol intenso, com níveis de umidade geralmente abaixo de 30% e calor. No entanto, na costa leste do Nordeste, da região de Natal até o litoral sul da Bahia, são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia, embora o sol também esteja presente.
São Paulo e Rio de Janeiro devem ter temperaturas acima de 30°C no decorrer da semana.
Salvador e o litoral de Sergipe até Pernambuco devem enfrentar chuvas. No litoral do Maranhão e do Pará, além de Roraima, no norte e centro-oeste do Amazonas, e no extremo oeste do Acre, também podem ocorrer chuvas de curta duração, mas com a presença de sol, segundo o Climatempo.