metropoles.com

“Tinder das políticas públicas”, app recebe reconhecimento da OCDE

App Bora, desenvolvido pela Enap em parceria com a UnB, encurta distância entre pesquisadores e gestores e foi reconhecido pela OCDE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Aplicativo Bora - Metrópoles
1 de 1 Aplicativo Bora - Metrópoles - Foto: Divulgação

O aplicativo brasileiro Bora, que cria pontes entre gestores de políticas públicas e especialistas em busca de oportunidades para desenvolver novos estudos, acaba de ser reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o app recebe o reconhecimento internacional apenas seis meses após o lançamento oficial.

Baseado na lógica dos aplicativos de encontros, o Bora amplia uma das grandes virtudes da internet – encurtar distâncias – para um escopo mais abrangente. Em vez de juntar parceiros amorosos, o app estreita laços entre gestores de políticas públicas e especialistas no assunto. Se ambos tiverem interesses alinhados, o programa trata de dar “match” – aqui chamado de “bora” – e facilitar o contato entre as partes.

O nome remete ao verbo usado no cotidiano para convites informais, mas é, também, uma sigla: Banco de Dados de Relacionamento On-line para Avaliadores. O produto estreou em agosto de 2022, na Semana de Inovação, evento anual organizado pela Enap em parceria com o Ministério da Economia e diversos órgãos públicos.

Interface aplicativo Bora - Metrópoles
Tela de entrada do aplicativo Bora

Reconhecimento internacional

Cerca de um semestre após ser lançado, o Bora alcança reconhecimento internacional por meio do OCDE (clique aqui para ver a página), organização composta por dezenas de países membros e dedicada a debater políticas públicas e econômicas.

O aplicativo passou, assim, a integrar o banco de soluções do Observatório de Inovação do Setor Público (OPSI), braço da instituição que, há seis décadas, identifica tendências e traça planos que colaborem para o desenvolvimento das políticas públicas dos países associados.

Pedro Masson Enap
Pedro Masson, diretor de Altos Estudos Substituto da Enap

“Percebemos que havia a necessidade de ampliar as redes de contatos para a realização de pesquisas, tanto da administração pública quanto dos avaliadores de políticas públicas. Então, decidimos criar uma ferramenta que ajudasse a promover esse encontro”, explica Pedro Masson, diretor de Altos Estudos Substituto da Enap, em entrevista ao Metrópoles.

Masson aponta que a ferramenta conta com 121 usuários em apenas seis meses, número expressivo dado o nicho da plataforma.

O Bora, contudo, teve que superar dificuldades para chegar ao mundo. Pedro explica que “em um projeto governamental, o processo de contratação de serviços pode ser demorado”. E completa: “tivemos um período inicial desafiador em relação à disponibilidade de ferramentas necessárias para executar esse projeto”. O diretor exalta a importância da parceria com a Universidade de Brasília para superar dificuldades na parte técnica.

O lançamento em setembro de 2022, em pleno período eleitoral, também ofereceu uma série de restrições na divulgação inicial.  Nada disso parece ter abalado a crescente que o projeto vive. “Nosso objetivo final é prestar um melhor serviço ao cidadão brasileiro, adequando nossas ações às necessidades da sociedade”, pontua.

Reconhecimento

Sobre o reconhecimento por parte da OCDE, Pedro se mostra orgulhoso e faz questão de apontar que o Bora é fruto de trabalho coletivo intenso em curto espaço de tempo.

“Além do reconhecimento internacional tão importante, é que a OCDE deu seu aval e está recomendando o aplicativo como um modelo a ser replicado por outros governos. Isso mostra que estamos na direção correta”, comemora. 

Para o futuro, o diretor almeja um trabalho de aprimoramento na ferramenta por meio de intercâmbio entre diferentes setores do governo. Em posse de um aplicativo ainda mais lapidado, o Enap estenderá o convite para as mais diversas áreas da administração pública para atingir cada vez mais gestores e pesquisadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?