metropoles.com

Terrorista sírio é procurado no Brasil, confirma ministro

De acordo com Eliseu Padilha, Jihad Ahmad Dayeb, ex-presidiário de Guantánamo, em Cuba, teria saído do Uruguai para o Brasil há três semanas. PF não acredita que homem ligado ao Al-Qaeda tenha chegado a cruzar a fronteira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
jihad dayeb
1 de 1 jihad dayeb - Foto: Reprodução

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirmou que o governo brasileiro procura o terrorista sírio Jihad Ahmad Deyab, ex-presidiário de Guantánamo, em Cuba, que teria saído do Uruguai para o Brasil há três semanas. O sírio estava refugiado em Montevidéu desde dezembro de 2014. Ele teria atuado em operações terroristas da Al-Qaeda na África e sido recrutador do grupo na Europa.

Reprodução/Avianca

 

De acordo com um comunicado da companhia aérea Avianca, da última sexta-feira (1º/7), Dayeb estaria com um passaporte falso de origem marroquina, jordaniana ou síria. Ainda segundo o alerta, a presença do terrorista no país deve ser informada imediatamente à Polícia Federal – que não acredita que Dayeb tenha chegado a cruzar a fronteira.

Em nota enviada ao portal UOL, a PF informou que tem tomado diversas ações para ajudar a polícia uruguaia a partir do que foi noticiado. No entanto, afirmou que não há indícios para que a corporação acredite que Dayeb tenha entrado no Brasil. “Por questões de estratégia e inteligência, a PF não dará nenhuma outra informação além dessa”, afirmou ao portal.

Segundo o jornal O Globo, o ex-detento já havia tentado entrar no país em três ocasiões, mas teve o acesso barrado porque seu nome consta em bancos de dados internacionais como envolvido em terrorismo.

Jogos Olímpicos
O ministro da Casa Civil ressaltou que o serviço de inteligência procura não só o sírio, mas outras pessoas que possam ser uma ameaça ao Brasil, especialmente no período das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Em visita à capital carioca na terça (5), o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, garantiu que o país está preparado para conter qualquer tipo de ameaça durante a realização dos Jogos. (Com informações de O Globo e do UOL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?