metropoles.com

Termina motim em presídio no Rio, após liberação de 18 reféns

Detentos da Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, iniciariam rebelião nesse domingo (18/2). Três pessoas ficaram feridas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PMERJ/Divulgação
motim  rj
1 de 1 motim rj - Foto: PMERJ/Divulgação

Terminou no início da madrugada desta segunda-feira (19/2) o motim na Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, no Rio de Janeiro. A rebelião, iniciada no fim da tarde de domingo (18), deixou pelo menos três presos feridos. Ao todo, 18 pessoas ficaram sob o domínio dos detentos – oito agentes penitenciários e dez internos. Um revólver, duas pistolas, uma granada de efeito moral e uma lanterna foram apreendidos.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), os feridos receberam atendimento de ambulâncias da Defesa Civil e não correm risco de vida. Durante o motim, as negociações foram conduzidas por profissionais especializados da Superintendência de Segurança da Seap. O Grupamento de Intervenção Tática da Seap, o Batalhão de Choque e diversas unidades da Polícia Militar (PM) também atuaram no caso.

O motim aconteceu dois dias após a decretação da intervenção federal na área de segurança pública do estado do Rio. Antes da rebelião, a Seap informou que “medidas de controle” das penitenciárias foram antecipadas por causa da decisão.

Mais cedo, a Seap havia informado que medidas especiais haviam sido tomadas nas penitenciárias. Algumas delas estavam sendo planejadas antes mesmo do decreto de intervenção federal, publicado na última sexta-feira (16), mas foram antecipadas após o presidente Michel Temer decidir adotar a iniciativa.

Conforme a secretaria, o motim começou “logo após” inspetores frustrarem uma tentativa de fuga de internos na penitenciária. O Grupamento de Intervenção Tática (GIT) da Seap foi acionado, assim como o Batalhão de Choque e diversas unidades da Polícia Militar (PM).

Em nota, a Seap informou que a “intervenção abrange todos os setores da segurança pública e, dessa forma, coube ao secretário antecipar algumas medidas de controle, na intenção de evitar qualquer reação da população carcerária”. Questionada, a secretaria não detalhou quais seriam as “medidas de controle”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?