metropoles.com

Ministra garante apoio ao cooperativismo e a pequenos produtores

Em entrevista, Tereza Cristina, responsável pelo Ministério da Agricultura, fala de seus programas e projetos, como o Proficoop

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Tereza Cristina
Após carta de países europeus, Mourão se reune com Salles e Tereza Cristina
1 de 1 Após carta de países europeus, Mourão se reune com Salles e Tereza Cristina - Foto: Divulgação/Tereza Cristina

O Ministério da Agricultura trabalhará para o fortalecimento do cooperativismo e dos pequenos produtores, incentivando seu desenvolvimento nos assentamentos. Essa é a promessa da ministra Tereza Cristina. A importância social e econômica do cooperativismo é relevante no setor agrícola – 48% da produção agropecuária passam por cooperativas. Em entrevista a EasyCoop, por e-mail, a ministra fala de seus projetos e de programas como o Proficoop, voltado para a capacitação de associados, dirigentes e colaboradores de cooperativas da área rural.

EasyCoo: Qual a importância do cooperativismo para a economia do país?
Tereza Cristina: Um indicador dessa importância é que 48% da produção agropecuária brasileira passam por cooperativas. Com isso, o cooperativismo é, em grande parte, responsável pela posição do Brasil como terceiro maior exportador agrícola do mundo, seja exportando ou pelo abastecimento do mercado doméstico, o que nos permite exportar excedentes. É bom lembrar a relevância na produção de leite, café, trigo, soja, arroz, feijão, carnes, legumes, frutas – resultado do trabalho de mais de1 milhão de associados no país, que geram mais de 180 mil empregos diretos.

EasyCoop: Quais os projetos para o desenvolvimento do cooperativismo?
Tereza Cristina: Entre as competências do ministério, estão as de fortalecer e apoiar o desenvolvimento das cooperativas. Existem linhas de atuação, como o Proficoop (Programa de Profissionalização em Cooperativismo e Associativismo Rural), voltado para a capacitação de associados, dirigentes e colaboradores. Há o AgroJovem Empreendedor, para ampliar possibilidades de atuação dos jovens como protagonistas e empreendedores. Há o Cooperagro, que visa melhorar a produtividade, qualidade dos produtos e rentabilidade dos produtores. E outros específicos para gênero, promoção e divulgação. Queremos incentivar esses programas e aumentar o acesso.

EasyCoop: Alguns assentamentos já trabalham em forma de cooperativa e são sucesso. O que fazer para isso ser ampliado?
Tereza Cristina: Com a vinda do Incra para o Mapa, temos a oportunidade de desenvolver e ampliar as políticas públicas e ações de apoio ao processo de desenvolvimento econômico e social das cooperativas das áreas de assentamentos de reforma agrária, aproveitando as experiências exitosas já existentes e executando, em parceria com as entidades representativas, os programas de cooperativismo e associativismo do ministério, além dos que vinham sendo executados pela Sead (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário).

EasyCoop: As cooperativas de crédito têm crescido muito. Poderiam ser alvo de parcerias para apoiar as pequenas cooperativas agropecuárias?
Tereza Cristina: Há, sim, essa possibilidade de realizar parcerias e também de instituir novos programas voltados para o estímulo do crédito rural. Tenho muito interesse que as cooperativas aumentem sua participação no financiamento da produção, para reforçar os recursos oficiais e de bancos privados.

Uma vida voltada ao campo
Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias nasceu em Campo Grande (MS). É formada em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Trabalhou em fazendas da família e depois na direção de empresas multinacionais, em São Paulo. Em 2006, foi escolhida secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do MS. Ficou sete anos no cargo. Em 2014, foi eleita deputada federal. No Congresso, foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Com a eleição de Jair Bolsonaro, foi convidada a ser ministra da Agricultura.

*Fonte: portal EasyCOOP

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?