metropoles.com

Tentativa de golpe: PSol pede cassação de Pazuello e Ramagem na Câmara

Polícia Federal concluiu investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado em 2022 por ex-membros do Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mario Agra / Câmara dos Deputados
Dep. General Pazuello (PL - RJ)
1 de 1 Dep. General Pazuello (PL - RJ) - Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

A federação PSol-Rede apresentou, nesta quinta-feira (21/11), um pedido de cassação dos deputados federais Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Pazuello (PL-RJ) por ligação com o plano de golpe de Estado, investigado pela Polícia Federal (PF).

Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi indiciado pela PF pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. A PF investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022 articulada durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Já no caso de Pazuello, um ex-membro do gabinete dele, o general da reserva Mario Fernandes, foi preso na terça-feira (19/11) por envolvimento na organização criminosa que planejava os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido do PSol foi encaminhado ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Os parlamentares psolistas argumentam que Ramagem é o único parlamentar indiciado no inquérito do golpe. No caso de Pazuello, se justifica por ele ter abrigado no gabinete dele um investigado.

“É inconcebível que o Congresso Nacional Sirva de abrigo e remunere todos os meses com dinheiro público pessoas envolvidas em uma tentativa de golpe de Estado que incluía até mesmo o assassinato do presidente da República, do vice-presidente e de um ministro do Supremo”, ressalta a líder do PSol na Câmara, deputada Erika Hilton (SP).

Depois de apresentar o pedido de cassação ao Conselho de Ética, a proposta precisará ser analisada pela Mesa Diretora da Câmara, que enviará a solicitação novamente ao Conselho, onde deverá ser definido um relator.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?