metropoles.com

Tensão entre Moraes e Musk escala sem indicativos de recuo. Entenda

Tensão entre Musk e Moraes, que se estende por meses, ganhou um novo capítulo nesta semana com direito a ameaças de o X sair do ar no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Imagem colorida mostra Elon Musk e Alexandre de Moraes - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Elon Musk e Alexandre de Moraes - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

A tensão e troca de farpas entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou um novo capítulo nesta semana, com direito a ameaças de o X ser retirado do ar no Brasil.

Na última quarta-feira (28/8), Moraes intimou Musk e ordenou que o X identificasse um representante legal no Brasil em até 24h. Segundo a decisão, divulgada de forma inédita por meio da própria plataforma comprada pelo empresário em 2022, o não cumprimento da ordem levaria ao bloqueio da rede social no país.

A nova ofensiva do ministro do STF contra o bilionário sul-africano aconteceu depois de o X anunciar o encerramento das operações no Brasil, em 17 de agosto. Na ocasião, a plataforma alegou que representantes da empresa estariam sofrendo ameaças de prisão se não cumprissem as “ordens de censura” de Moraes.

Com o movimento do X, o ministro brasileiro passou a cobrar que a empresa nomeasse um novo representante legal que pudesse responder pelas ações da plataforma no Brasil.

Até mesmo a rede de internet também liderada por Musk entrou na disputa judicial. Pela negação do X em cumprir a ordem e o não pagamento de multas contra a rede social, a Starlink teve suas contas suspensas pelo ministro.

“SpaceX [empresa responsável pelo serviço da Starlink] e X são duas empresas completamente diferentes com acionistas diferentes”, disse Musk sobre a ofensiva contra seus satélites de internet. “Eu possuo cerca de 40% da SpaceX, então essa ação absolutamente ilegal do ditador Alexandre de Moraes pune indevidamente outros acionistas e o povo do Brasil.”

X não vai cumprir ordem

Após o prazo de 24h para a indicação de um representante legal do X no Brasil expirar, a plataforma comunicou que não cumprirá as ordens de Moraes, classificadas pela empresa de Musk como “ilegais”.

“Em breve, esperamos que o ministro Alexandre de Moraes ordene o bloqueio do X no Brasil – simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos”, disse o X em um comunicado divulgado na noite dessa quinta-feira (29/8).

Além de se negar a cumprir a determinação da Justiça brasileira, a plataforma de Musk prometeu publicar “todas as exigências ilegais do ministro e todos os documentos judiciais relacionados” às ordens de Moraes.

“Ao contrário de outras plataformas de mídia social e tecnologia, não cumpriremos ordens ilegais em segredo. Aos nossos usuários do Brasil e ao redor do mundo, o X continua comprometido em proteger sua liberdade de expressão”, disse o comunicado.

Apesar de o X se negar a cumprir a decisão, até a publicação desta reportagem, o STF ainda não havia determinado o bloqueio da rede social.

Briga de meses

As supostas “censuras” do ministro do STF citadas pelo X são referentes a uma determinação de Moraes, de abril deste ano, que ordenou o bloqueio de contas na rede social por disseminação de notícias falsas e apologia a golpe de estado. Pelo não cumprimento da decisão, Moraes determinou o pagamento de multa.

O pedido de Moraes, no entanto, é semelhante a outras ordens do ministro desde 2020. Em decisões semelhantes, nomes como Luciano Hang, Oswaldo Eustáquio, Allan dos Santos, Roberto Jefferson e Daniel Silveira chegaram a ter seus perfis suspensos no X.

Além de não cumprir a recente decisão, Elon Musk iniciou uma série de ataques contra Moraes, acusando o ministro de censura, traição contra a Constituição e ditador. O empresário chegou até mesmo a fazer coro pelo impeachment de Moraes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?