metropoles.com

Temporal provoca destruição e deixa um morto no Rio de Janeiro

Segundo a Prefeitura, em quatro horas choveu mais do que nos dias 6 e 7 de fevereiro, quando a chuva causou a morte de seis pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CDSANTOS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
CHUVA E ALAGAMENTO RJ.
1 de 1 CHUVA E ALAGAMENTO RJ. - Foto: CDSANTOS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O temporal que atinge o Rio de Janeiro desde o início da noite desta segunda-feira (8/4), alagou ruas, derrubou árvores e destruiu carros em vários bairros. A força da água também teria causado o desabamento de mais um trecho da ciclovia Tim Maia, projetada para ligar o Leblon, na zona sul, à Barra da Tijuca, na zona oeste. Um homem morreu no bairro da Gávea, também na zona sul do Rio, o que foi confirmado pela Polícia Militar.

Segundo testemunhas, o homem morreu afogado ao ser arrastado pela água que descia da Avenida Marquês de São Vicente, uma das principais do bairro.

A cidade entrou em estágio de atenção às 18h35 e passou para o estágio de crise às 20h55 – o mais grave de três níveis de risco, segundo a escala usada pela Prefeitura. Segundo a administração, em quatro horas choveu mais do que nos dias 6 e 7 de fevereiro, quando a chuva causou a morte de seis pessoas.

Até as 23h, a Defesa Civil havia acionado 39 sirenes em 20 comunidades. Bombeiros haviam recorrido a botes para retirar alunos de uma escola na Gávea.

Nas primeiras horas, o bairro mais afetado era o Jardim Botânico, na zona sul, onde em quatro horas choveu 155,4 milímetros, mais que o esperado em todo o mês de abril, que é 136 mm, segundo a prefeitura do Rio. Dezenas de carros foram arrastados pela água e até o calçamento foi arrancado pela força da enxurrada.

O segundo bairro onde mais havia chovido era o Alto da Boa Vista, na zona norte (102,6 mm, quando a média para todo o mês é de 193,8 mm). Os outros bairros mais atingidos foram Copacabana, Rocinha (ambos na zona sul) e Tijuca (zona norte). Na zona norte, o Rio Maracanã transbordou. Na zona sul, Botafogo e Laranjeiras registraram dezenas de alagamentos.

Avenida interditada
Para evitar acidentes em função do risco de deslizamentos, a avenida Niemeyer, que liga o Leblon a São Conrado, na zona sul, foi interditada.

Ao longo da noite a chuva passou a ser mais intensa na zona oeste. Às 23h, a chuva mais forte era registrada em Santa Cruz, nessa região, mas ainda chovia forte em Copacabana e na Ilha do Governador (zona norte).

Confira imagens:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?