Temporal deixa rastro de destruição em várias regiões do Rio
Forte chuva e rajadas de ventos derrubaram árvores em diversos pontos da capital. Previsão do tempo para semana é de mais temporal
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A cidade do Rio de Janeiro contabiliza nesta segunda-feira (13/12) os estragos causados pelo forte temporal que atingiu a capital na tarde de domingo (12/12). As fortes rajadas de vento derrubaram árvores em diversos pontos do município, que totalizou 95 ocorrências ao todo.
A maior parte dos estragos e registros de quedas de árvores aconteceu na zona sul. Em Botafogo, uma árvore saiu com a raiz da calçada e caiu na Rua São Clemente, na altura da Praça Nelson Mandela. O local chegou a ficar totalmente interditado para retirada da árvore, nesta manhã.
Perto dali, na Rua Barão de Lucena, uma árvore atingiu uma creche desativada. Em outro ponto do bairro, um apartamento teve a frente destruída após a árvore atingi-lo. Ninguém ficou ferido.
Ainda na zona sul da cidade, na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa, uma árvore que caiu sobre a fiação ainda ocupa uma faixa da Avenida Lineu de Paula Machado, sentido Gávea. Parte dos moradores da região está sem luz.
Previsão do Tempo
A cidade do Rio chegou a ficar em estágio de atenção até a madrugada desta segunda-feira. Vários eventos foram cancelados, inclusive a prova da Polícia Civil para delegado. O período que acumulou mais chuva foi entre 15h e 19h. As principais regiões atingidas foram Grajaú, Grande Méier, Tijuca e Muda, na zona norte, além de Laranjeiras, na zona sul.
A Defesa Civil acionou 26 sirenes em 13 comunidades da capital fluminense. No Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, na zona norte, a queda de um barranco fez alagar casas na região, e moradores tiveram que retirar água e lama na mão. Sete ruas ficaram alagadas, mas já foram liberadas.
Segundo o Alerta Rio, a chuva volta a se espalhar em grande parte do estado durante esta semana. A sensação será de tempo abafado. Na segunda-feira (13/12), as pancadas vão ocorrer ao fim do dia no leste do estado, com condição para temporais.
Na terça-feira (14/12), a chuva ganha ainda mais força e pode ocorrer a qualquer momento, inclusive na capital. Os volumes não serão elevados, mas a chuva é forte e vem acompanhada por descargas elétricas e ventos fortes. A temperatura cai um pouco, mas não faz frio.
Já na quarta-feira (15/12), a previsão é de um dia com muitas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com 95% de umidade. A intensidade dos ventos será de fraco para moderado, com a temperatura variando entre 22 e 29 graus celsius.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta será a mesma tendência para quinta-feira (16/12) e sexta-feira (17/12).