Temporal causa rompimento de três barragens em cidade goiana
Água está sendo contida, por enquanto, por uma quarta barragem. Frente aos riscos, prefeitura decretou estado de calamidade pública
atualizado
Compartilhar notícia
Três represas romperam em Catalão (GO) nesta quarta-feira (29/01/2020) em função de um temporal durante a madrugada, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) goiana. Os rompimentos, contudo, foram contidos, pelo menos por ora, por uma quarta represa. Outra barragem, chamada Lagoa Paquetá, transbordou. O volume de chuvas deixou centro da cidade inundado.
Em função do potencial dano que mais chuvas podem trazer e dos prejuízos causados à cidade, o prefeito Adib Elias (MDB) declarou situação de calamidade pública no município. Em entrevista transmitida pelo Facebook, o secretário de Obras de Catalão, Leonardo Martins, disse que foi instituído um comitê para monitorar a situação, composto pela prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Segundo a Semad, engenheiros e geólogos avaliam a situação, bem como equipes da própria pasta. “A equipe abriu todos os extravasores da estrutura, mas ainda verte por cima. No momento, não chove no local. Os esforços são no sentido de baixar o nível para que pare de galgar”, informou a secretaria estadual.
Martins informou que o transporte coletivo foi suspenso e que a recomendação é que mesmo o comércio no centro da cidade interrompa as atividades. Até a população, por orientação da prefeitura, deve evitar transitar pela área.
Cautela
A administração municipal já deu início aos trabalhos de limpeza, mas até para garantir a segurança dos servidores do município, as ações, segundo o secretário, estão sendo conduzidas com cautela.
O nível de chuvas em Catalão, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, foi de 134,6 milímetros. “Hoje a situação é tão grave que uma chuva de 30mm pode causar uma tragédia”, pontuou o secretário, acrescentando que, por enquanto, a chuva só causou danos materiais.
No início de janeiro, outra cidade goiana, Pontalina, teve problemas com barragens. Em situação irregular, a represa que rompeu foi dada como condenada pela Semad. Assim como em Catalão, não houve vítimas do acidente, mas casas ficaram destruídas e pessoas ficaram desabrigadas.
Pelas redes sociais, moradores de Catalão postaram vídeos e imagens da situação da cidade após as chuvas:
Catalão inaugura hoje o seu mais novo complexo aquático: piscinão de ramos. pic.twitter.com/Jnbp7lqxv1
— Matteusparreira (@matteusparreira) January 29, 2020
desde q eu me entendo por gente eu NUNCA tinha visto catalão desse jeito pic.twitter.com/M0r0zhPinx
— lambari da rodagem (@_micheloca) January 29, 2020
Apresento-lhes Catalão mais conhecida como Veneza do cerrado , recentemente tombada como patrimônio cultural da humanidade. Grande dia ? pic.twitter.com/W76T2hAxUb
— Thiago Calaçinha (@thiagocalacinha) January 29, 2020