metropoles.com

Temporais deixam mais de 5 mil famílias desalojadas em Rio Branco

As chuvas na capital do Acre levaram o governo decretar situação de emergência. Até agora, 23 mil pessoas foram atendidas por bombeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mardilson Gomes/SEE
Foto colorida de escola que abriga famílias desalojadas em Rio Branco, no Acre
1 de 1 Foto colorida de escola que abriga famílias desalojadas em Rio Branco, no Acre - Foto: Mardilson Gomes/SEE

As fortes chuvas que atingem Rio Branco, no Acre, deixaram, até este sábado (25/3), mais de 5 mil famílias desalojadas. As inundações na capital fizeram o governo decretar, nesta sexta-feira (24/3), situação de emergência. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 23 mil pessoas foram atendidas.

Para quem perdeu a casa ou teve o local interditado pela Defesa Civil, o governo do Acre abriu escolas para servirem de abrigo emergencial. As instituições estão localizadas nos bairros Albert Sampaio, Conquista, Geraldo Fleming, Mocinha Magalhães, Universitário e Sobral.

Segundo dados da Defesa Civil Estadual, o nível do Rio Acre atingiu a marca de 15,80 metros logo nas primeiras enchentes e ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 14 metros. O subcoordenador da Defesa Civil, Sandro Cassiano, afirmou ao Portal Oficial do Governo do Acre que está trabalhando em conjunto com Bombeiros, prefeitura de Rio Branco e para conseguir ajudar as pessoas.

“Com mais de 5 mil famílias atingidas, estamos trabalhando em conjunto para acolher as famílias em abrigos e escolas”, disse.

Ajuda

Há ainda uma campanha de ajuda em curso. A intenção é arrecadar doações de alimentos, mantimentos e ajuda às famílias.

O comandante dos Bombeiros pede a quem tiver uma embarcação pequena com motor e puder colaborar, que compareça ao Batalhão 1° BEPCIF, no Morada do Sol. “Nesse momento, precisamos da ajuda de todos”, destacou.

Para solicitar atendimento, basta ligar para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), através do 193.

Resgate

Nesta sexta-feira (24/3), um idoso foi resgatado de uma casa completamente alagada nas proximidades da Avenida Getúlio Vargas, Rio Branco (AC). A capital do estado sofre com uma onda de alagamentos após a elevação do nível do Rio Acre.

O telhado da residência precisou ser quebrado para acontecer o resgate. Um homem pilotando um jet ski ajudou o idoso, ainda não identificado, que pediu socorro pela janela da casa — que estava quase subermesa pelas águas do Rio Acre. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais.

De acordo com atualizações da Defesa Civil do estado, o nível do rio segue subindo e atingiu a marca de alerta de 15,98 metros. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) determinou alerta amarelo na região de Rio Branco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?