metropoles.com

Temporais continuam por todo o Brasil na 2ª quinzena de janeiro

Com a previsão para as próximas duas semanas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o volume de temporais nas regiões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Após semana de calor intenso, DF registra chuvas
1 de 1 Após semana de calor intenso, DF registra chuvas - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Depois de a primeira quinzena de 2024 ser marcada por temporais na maior parte dos estados – em alguns deles, as precipitações fortes causaram estragos e mortes –, a previsão do tempo para quase todo o Brasil é de chuva.

O Climatempo atribui os eventos de chuvas fortes nos últimos 15 dias ao excesso de calor e de umidade elevada e à passagem de frentes frias pela costa Sul e Sudeste, além da formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Brasília, João Pessoa e Rio de Janeiro superaram a média de chuva normal para o mês de janeiro.

9 imagens
Muitas árvores caíram após a forte chuva desta segunda-feira (8/1)
Muitas árvores caíram após a forte chuva desta segunda-feira (8/1)
A governadora em exercício Celina Leão visitou a região castigada pelos temporais na sexta-feira (5/1)
1 de 9

Daniel Castellano / SMCS
2 de 9

Reprodução redes sociais
3 de 9

Reprodução redes sociais
4 de 9

Muitas árvores caíram após a forte chuva desta segunda-feira (8/1)

William Cardoso/Metrópoles
5 de 9

Muitas árvores caíram após a forte chuva desta segunda-feira (8/1)

William Cardoso/Metrópoles
6 de 9

A governadora em exercício Celina Leão visitou a região castigada pelos temporais na sexta-feira (5/1)

Breno Esaki / Metrópoles
7 de 9

GDF promete monitoramento 24 horas no Sol Nascente para evitar impactos das fortes chuvas

Breno Esaki / Metrópoles
8 de 9

Breno Esaki/Metrópoles
9 de 9

Chuva

Breno Esaki/Metrópoles

Temporais continuam

Com a previsão para as próximas duas semanas — ou seja, de 15 a 31 de janeiro —, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o volume de chuvas em partes das regiões do país.

Nesse período, o volume de chuva pode ultrapassar os 70 milímetros no Norte, parte do Centro-Oeste e Sudeste devido ao calor e à alta umidade.

Conforme o boletim do Inmet, no interior da Região Nordeste a previsão é de pouca chuva, contudo, no Matopiba — área que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — devem ter acumulados de precipitações acima de 30 mm.

Previsão (15/1 a 22/1)

  • Norte

Em áreas da Região estão previstas pancadas de chuvas acima de 70 mm, em especial no Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins. Segundo o Inmet, as chuvas podem ocorrer com raios, rajadas de ventos e trovoadas.

Acre e Rondônia devem ter pancadas de chuva isoladas enquanto Roraima terá um acumulado menor nesse período.

  • Nordeste

Partes do Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia podem superar os 50 mm, com pancadas de chuva acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas.

No decorrer da semana, também há chance de chuvas isoladas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

  • Centro-Oeste e Sudeste

Nesta semana, ambas Regiões devem enfrentar chuvas fortes, que variam entre 100 e 150 mm. Os temporais serão acompanhados de raios, rajadas de ventos e trovoadas.

A previsão do Inmet indica que esses eventos devem ocorrer no centro-norte do Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e Sul Mineiro.

Já no Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e centro-sul do Mato Grosso, há previsão de chuvas mais fracas.

  • Sul

A Região Sul vai sofrer com temporais nos próximos dias. Devido a presença de um sistema de baixa pressão que favorece fortes instabilidades entre esta terça-feira (16/1) e quarta-feira (17/1) em áreas do Rio Grande do Sul, podendo ultrapassar os 150 mm.

No Paraná e Santa Catarina, é previsto menor volume de chuva, que pode superar os 60 mm, porém entre 21 e 22 de janeiro, haverá uma redução destes acumulados na região.

Previsão (23/1 a 31/1)

  • Norte

Há previsão de chuvas maiores de 90 mm no centro-sul do Pará e Tocantins. No Acre, centro-sul do Amazonas, nordeste do Pará, Amapá e Rondônia, são previstos menores acumulados. Na faixa norte da Região, a previsão é de pouca chuva.

  • Nordeste

Nesse período, as chuvas devem ficar entre 30 mm e 70 mm. O norte do Maranhão e Piauí podem superar os 30 mm. Já Bahia, sul do Maranhão e Piauí, Sergipe, Alagoas e Pernambuco podem passar dos 70 mm.

  • Centro-Oeste e Sudeste

Segundo o Inmet, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes que devem ultrapassar 90 mm.

  • Sul

Na Região Sul, a previsão é de chuvas maiores que 60 mm. Com previsão de menores volumes na faixa oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?