Temporais continuam por todo o Brasil na 2ª quinzena de janeiro
Com a previsão para as próximas duas semanas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o volume de temporais nas regiões
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de a primeira quinzena de 2024 ser marcada por temporais na maior parte dos estados – em alguns deles, as precipitações fortes causaram estragos e mortes –, a previsão do tempo para quase todo o Brasil é de chuva.
O Climatempo atribui os eventos de chuvas fortes nos últimos 15 dias ao excesso de calor e de umidade elevada e à passagem de frentes frias pela costa Sul e Sudeste, além da formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.
Brasília, João Pessoa e Rio de Janeiro superaram a média de chuva normal para o mês de janeiro.
Temporais continuam
Com a previsão para as próximas duas semanas — ou seja, de 15 a 31 de janeiro —, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o volume de chuvas em partes das regiões do país.
Nesse período, o volume de chuva pode ultrapassar os 70 milímetros no Norte, parte do Centro-Oeste e Sudeste devido ao calor e à alta umidade.
Conforme o boletim do Inmet, no interior da Região Nordeste a previsão é de pouca chuva, contudo, no Matopiba — área que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — devem ter acumulados de precipitações acima de 30 mm.
Previsão (15/1 a 22/1)
- Norte
Em áreas da Região estão previstas pancadas de chuvas acima de 70 mm, em especial no Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins. Segundo o Inmet, as chuvas podem ocorrer com raios, rajadas de ventos e trovoadas.
Acre e Rondônia devem ter pancadas de chuva isoladas enquanto Roraima terá um acumulado menor nesse período.
- Nordeste
Partes do Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia podem superar os 50 mm, com pancadas de chuva acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas.
No decorrer da semana, também há chance de chuvas isoladas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
- Centro-Oeste e Sudeste
Nesta semana, ambas Regiões devem enfrentar chuvas fortes, que variam entre 100 e 150 mm. Os temporais serão acompanhados de raios, rajadas de ventos e trovoadas.
A previsão do Inmet indica que esses eventos devem ocorrer no centro-norte do Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e Sul Mineiro.
Já no Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e centro-sul do Mato Grosso, há previsão de chuvas mais fracas.
- Sul
A Região Sul vai sofrer com temporais nos próximos dias. Devido a presença de um sistema de baixa pressão que favorece fortes instabilidades entre esta terça-feira (16/1) e quarta-feira (17/1) em áreas do Rio Grande do Sul, podendo ultrapassar os 150 mm.
No Paraná e Santa Catarina, é previsto menor volume de chuva, que pode superar os 60 mm, porém entre 21 e 22 de janeiro, haverá uma redução destes acumulados na região.
Previsão (23/1 a 31/1)
- Norte
Há previsão de chuvas maiores de 90 mm no centro-sul do Pará e Tocantins. No Acre, centro-sul do Amazonas, nordeste do Pará, Amapá e Rondônia, são previstos menores acumulados. Na faixa norte da Região, a previsão é de pouca chuva.
- Nordeste
Nesse período, as chuvas devem ficar entre 30 mm e 70 mm. O norte do Maranhão e Piauí podem superar os 30 mm. Já Bahia, sul do Maranhão e Piauí, Sergipe, Alagoas e Pernambuco podem passar dos 70 mm.
- Centro-Oeste e Sudeste
Segundo o Inmet, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes que devem ultrapassar 90 mm.
- Sul
Na Região Sul, a previsão é de chuvas maiores que 60 mm. Com previsão de menores volumes na faixa oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.