Temperaturas da semana chegam a 45°C pelo Brasil; RS terá chuva
Massa de ar quente vai elevar as temperaturas em todas as regiões do país, enquanto no Sul, as chuvas ainda preocupam
atualizado
Compartilhar notícia
Uma onda de calor, causada por uma massa de ar quente, deve tomar conta do Brasil nos próximos dias, principalmente na segunda metade desta semana. O Distrito Federal e os estados de Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão se preparam para temperaturas acima dos 40°C.
Por outro lado, a passagem de mais uma frente fria aumenta as chances de formação de nuvens de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul também podem receber as precipitações, mas as chances de isso acontecer e o nível das chuvas são bem menores.
Mas o destaque da semana realmente vai para as altas temperaturas. Os meteorologistas apontam a falta de chuva para Rio de Janeiro, Vitória, em Belo Horizonte e grande parte de Minas Gerais. Em pontos específicos, há chance de chuva. Em São Paulo, os termômetros vão marcar acima de 35 °C, com possibilidade de os 40°C serem atingidos.
O mesmo acontece no Centro-Oeste. No Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, são esperadas temperaturas entre 40°C e 45°C. “O nível de calor esperado para os próximos dias em muitas áreas do território brasileiro atingirá patamar extremamente perigoso à saúde e à vida com elevado risco para população vulnerável, como enfermos e idosos”, adverte a MetSul Meteorologia.
Nas regiões Norte e Nordeste, segundo o site Climatempo, o calorão continua. Haverá pancadas de chuvas em áreas localizadas, como o litoral do Maranhão até o norte do Ceará, assim como Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.
Temperaturas baixas e chuva no RS
Este início de semana continua sendo de atenção para o Rio Grande do Sul, com nova frente fria sendo esperada. Para piorar, a circulação de ventos faz com que cresça a possibilidade de temporais, chuva volumosa e persistente no oeste e sul gaúchos.
“Na capital, o Sol ainda consegue aparecer, com bastante nebulosidade, mas a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia. Só na Região Serrana e no extremo norte do RS que as pancadas ainda intercalam períodos de melhoria”, aponta o Climatempo.