Temperatura no Rio chega aos 38ºC, recorde no inverno carioca
Termômetro na capital carioca chegou aos 38,1ºC nesta quarta e a previsão para quinta é de mais calor
atualizado
Compartilhar notícia
A cidade do Rio de Janeiro enfrenta uma forte onda de calor. Nesta quarta-feira (23/8) a temperatura máxima na capital fluminense chegou aos 38,1ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima registrada foi de 17°C.
Trata-se da mais alta temperatura no inverno da capital carioca. Anteriormente, a máxima registrada na mesma época tinha sido 38,7ºC em 31 de agosto de 2019.
A previsão para esta quarta era de 37ºC. A maior temperatura foi registrada na Estação Marambaia.
Apesar das altas temperaturas, o inverno no Brasil começou no dia 21 de junho e deve acabar em 23 de setembro. No entanto, a estação mais fria do ano tem sofrido os efeitos do El Niño, fenômeno responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacifico.
Inverno deve ficar mais quente por conta do El Niño, aponta Inpe
Além das altas temperaturas, rajadas de vento entre 40 e 50 km/h foram registradas ao longo do dia. A umidade relativa do ar chegou a 18%, índice de alerta para toda a população carioca.
Previsão
A previsão é de que a temperatura no Rio de Janeiro chegue aos 40ºC nesta quinta-feira (24/8). Para amenizar o calor é esperado uma frente fria no fim da noite que pode favorecer o aumento das nuvens.
O Inmet prevê também que o Rio de Janeiro registre volumes de chuva maiores que 30 milímetros.