metropoles.com

Temer, sobre fraude de carnes: “Números mostram insignificância”

O presidente citou que das 4.383 plantas frigoríficas do país, apenas três tiveram suas atividades suspensas por causa das investigações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
O presidente Michel Temer entregou condecorações a 11 colombianos que auxiliaram no resgate às vítimas do voo da Chapecoense  – Brasília – DF 16/12/2016
1 de 1 O presidente Michel Temer entregou condecorações a 11 colombianos que auxiliaram no resgate às vítimas do voo da Chapecoense – Brasília – DF 16/12/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou nesta terça-feira (21/3) que os números mostram a “insignificância dos fatos” relacionados à Operação Carne Fraca. Em discurso na conferência do Council of The Americas (Conselho das Américas), o presidente disse que “apesar da insignificância”, os fatos não devem ser patrocinados, é preciso haver apurações e punições aos envolvidos.

Temer citou que das 4.383 plantas frigoríficas do país, apenas três tiveram suas atividades suspensas por causa das investigações e apenas “18 ou 19” estão sendo objeto de apuração. Ele ainda lembrou que dos 11,3 mil servidores do Ministério da Agricultura, apenas 30 estão sendo investigados e destacou que, em seis meses, o Brasil enviou entre 860 mil e 880 mil partidas de proteína animal para o exterior e apenas 184 foram reanalisadas.

O presidente sustentou que as investigações trouxeram “embaraço econômico” para o país com um alarde que prejudica os produtores brasileiros. Temer comemorou ainda o fato de a Coreia do Sul ter desistido de barrar a carne brasileira.

“Não podemos deixar propagar impunemente um alarde que prejudica os produtores brasileiros”, disse. “Tivemos grande alarde em relação à carne brasileira e, evidentemente, isso causa, não posso deixar de registrar, um embaraço econômico para o país”, argumentou.

O presidente contou ter recebido um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no último sábado e relatou que o mandatário americano se mostrou muito interessado nas relações comerciais entre os dois países. Temer lembrou que o Brasil exporta proteína animal para 150 países, entre os quais os EUA.

“Temos até empresas lá estabelecidas. A carne brasileira é sempre muito enaltecida por quem tem o paladar para apreciá-la”, continuou.

“Houve uma pronta e eficaz ação do governo federal. E hoje tivemos uma boa notícia, já que a Coreia do Sul decidiu eliminar a suspensão de compra da carne brasileira, devido à essa pronta resposta das autoridades”, afirmou. “Se há desvios, eles devem ser apurados e servidores do Ministério da Agricultura foram dispensados ainda ontem”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?