metropoles.com

Inquérito contra Temer: defesa pede acesso à decisão de Fachin

Ministro do STF decidiu incluir em investigação depoimento de Lúcio Funaro: ele disse que presidente recebeu propina da Odebrecht

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
temer-840×560-840×560
1 de 1 temer-840×560-840×560 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente Michel Temer (MDB) e sua defesa pediram nesta quarta-feira (21/3), ao Supremo Tribunal Federal (STF), para terem acesso à decisão do ministro Edison Fachin que autorizou a inclusão de todos os anexos e documentos relacionados ao depoimento do operador Lúcio Funaro sobre suposto pagamento de propina da Odebrecht para campanhas do MDB em 2014 em troca de favorecimento à empresa. Segundo relatos do delator, Temer estaria entre os emedebistas beneficiados.

A iniciativa de acrescentar aos autos do processo o depoimento de Funaro partiu da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Temer chegou a enviar uma carta à procuradora-geral apresentando seus argumentos, mas Fachin, relator do processo no Supremo, acatou a sugestão e decidiu pela inclusão dos termos da delação de Funaro às investigações.

Além de Temer, o inquérito aponta envolvimento, como beneficiários, dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência). Segundo Funaro, dirigentes da Odebrecht usaram o doleiro Álvaro Novis para fazer com que os valores destinados a Temer chegassem a Yunes.

O delator contou que, na ocasião, recebeu um telefonema do ex-ministro Geddel Vieira Lima, pedindo que retirasse R$ 1 milhão com José Yunes, a ser entregue em Salvador. Geddel teria dito a Funaro que esse dinheiro era referente a uma doação via caixa 2 da Odebrecht, acertada juntamente com Eliseu Padilha e Michel Temer.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?