metropoles.com

Temer ligará para presidente da China para explicar situação da carne

Maior cliente das exportações de carnes do Brasil, o país asiático suspendeu as importações e cobrou “punição severa” dos envolvidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BETO BARATA/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – Reprodução/Twitter
temer xi jinping
1 de 1 temer xi jinping - Foto: BETO BARATA/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – Reprodução/Twitter

O presidente da República, Michel Temer, disse que vai telefonar ainda nesta quinta-feira (23/3) para o presidente da China, Xi Jinping, para esclarecer informações a respeito da carne brasileira. Maior cliente das exportações de carnes do Brasil, o país asiático suspendeu as importações e cobrou que as autoridades nacionais “punam de forma severa” as pessoas e empresas envolvidas nas fraudes.

Temer disse que as consequências da Operação Carne Fraca não poderiam ter alcançado a dimensão que tomaram. Inicialmente, em evento no Palácio do Planalto sobre o Portal Único do Comércio Exterior, Temer classificou a crise como um “pequeno incidente”, mas, em seguida, corrigiu-se e falou em “grave incidente”.

Apesar disso, Temer disse que a sociedade se uniu para questionar o caso, que poderia se tornar um evento internacional desastroso. “Tivemos prontas respostas e logo vamos superar esse embaraço que pode causar prejuízos ao país”, comentou.

O presidente afirmou ainda que é importante que as reformas não fiquem paralisadas. Ele disse que a previsão é que a inflação, hoje em cerca de 5%, fique bem abaixo do centro da meta, de 4,5%, no fim do ano.

Temer destacou que a recuperação dos empregos já está ocorrendo, ao contrário das previsões do governo, de que se daria apenas no segundo semestre deste ano. O presidente mencionou ainda a liberação de contas inativas do FGTS, que deve injetar R$ 40 bilhões na economia.

Sobre o Portal Único de Comércio Exterior, Temer disse que medidas que agilizem o desembaraço aduaneiro geram estabilidade nas relações comerciais. “Sempre recebemos críticas de investidores sobre a elevada burocracia brasileira”, afirmou.

Temer disse ter pedido aos ministérios que levantem novas medidas que possam desburocratizar a economia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?