metropoles.com

Temer libera R$ 8,7 mi para construir duas creches em Janaúba (MG)

O prefeito da cidade mineira, Carlos Isaildon Mendes, esteve em Brasília nesta terça-feira (10/10) para encontro com o presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
janajana
1 de 1 janajana - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O prefeito de Janúba (MG), Carlos Isaildon Mendes, esteve em Brasília nesta terça-feira (10/10) para formalizar, junto ao presidente Michel Temer (PMDB) e ao ministro da Educação, Mendonça Filho, o repasse de recursos para a reconstrução da creche destruída no incêndio criminoso que deixou, até agora, nove crianças mortas. Temer determinou a liberação de R$ 8,7 milhões para as obras na cidade.

Na ocasião, a professora Helley de Abreu Silva Batista, que também morreu na tragédia, foi homenageada por ter lutado com o autor do crime e salvado diversas crianças.

O prefeito afirmou que um memorial será erguido no local da creche Gente Inocente, que será demolida. Segundo ele, a nova instituição deve ficar pronta em 80 dias. Temer determinou que o ministério da Educação ajude na construção de outras duas unidades para a cidade. Uma levará o nome da professora Helley Batista.

O Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, referência em atendimento a queimados, também receberá apoio do governo federal para cuidar das vítimas. Temer disse que o Ministério da Saúde enviará equipamentos e suprimentos para a unidade.

O ataque
Na última quinta-feira (5/10) o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, ateou fogo na creche Gente Inocente, provocando a morte de nove crianças e uma professora. O homem também morreu em decorrência do incêndio. Dezenas de meninos e meninas seguem internados. O vigia era funcionário da prefeitura há oito anos e estava afastado por problemas de saúde.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou quatro inquéritos para investigar as circunstâncias do incêndio na creche.

Um dos inquéritos vai apurar se o vigilante Damião Soares dos Santos, de 50 anos, tinha alguma doença ou transtorno mental que o tornasse não recomendado para a função na creche Gente Inocente. Também vai investigar se houve falha do poder público quanto à avaliação e ao tratamento da “disfunção de consciência” indicada em estudo social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, solicitado pelo MPMG em 2014.

Outro inquérito pretende assegurar que seja prestada a assistência material e psicológica às vítimas e suas famílias. Um terceiro procedimento vai apurar as necessidades das famílias das crianças afetadas pela tragédia.

O quarto inquérito fiscalizará a destinação de recursos doados à prefeitura de Janaúba por meio de uma conta no Banco do Brasil. O objetivo é garantir que os valores sejam usados integralmente no amparo às vítimas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?