Temer decreta uso das Forças Armadas em Roraima
O presidente fez pronunciamento para anunciar que a medida ajudará “no cumprimento da lei e da ordem no estado”
atualizado
Compartilhar notícia
Michel Temer fez um pronunciamento nesta terça-feira (28/8) sobre a crise em Roraima. O presidente da República assinou decreto que viabiliza o uso das Forças Armadas para garantir “o cumprimento da lei e da ordem no estado”.
Temer afirmou que a iniciativa deve trazer segurança “para os cidadãos e migrantes venezuelanos que fogem de seu país em busca de refúgio no Brasil”. Ele declarou ter tomado tal decisão para complementar outras ações humanitárias que o governo federal realizou para ajudar a população dos dois países, com foco nas cidades de Pacaraima e Boa Vista.
O presidente disse ainda que o governo já oferece atendimento médico, abrigo e assistência social às famílias e a interiorização de migrantes em Roraima para outros estados. Temer completou que “o fluxo [de pessoas] é cada vez mais intenso”.
Em seu pronunciamento, ele ressalta que a migração é resultado das péssimas condições de vida do povo venezuelano. Sobre a política do governo da Venezuela, o presidente afirmou ser um “desastre humanitário”. Temer enfatiza também que o governo está tentando mudar a situação de crise “em todas as frente internacionais” e pediu medidas diplomáticas firmes a fim de solucionar o problema no país vizinho.