metropoles.com

Temer celebra punição a Bretas, que o prendeu em 2019: “Eu esperava”

Juiz Marcelo Bretas foi afastado do cargo pelo Conselho Nacional de Justiça sob a acusação de direcionar processos e combinar sentenças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
imagem colorida de Michel Temer rindo
1 de 1 imagem colorida de Michel Temer rindo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-presidente Michel Temer (MDB) celebrou nesta quarta (1º/3) decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afastou o juiz da Lava Jato no Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, e abriu Processo Disciplinar Administrativo (PAD) que pode resultar na demissão do magistrado.

“A decisão em nada me surpreendeu. Era o que eu esperava”, escreveu Temer, em nota oficial divulgada em suas redes sociais. “A história costuma corrigir as versões quando elas não espelham os fatos. Acima de tudo, o CNJ puniu o método que, até recentemente no Brasil, privilegiava a militância e as ambições pessoais em detrimento da Justiça. Isso é o que, como constitucionalista e ex-presidente da República, me tranquiliza”, completou o ex-presidente do Brasil.

Por ordem de Bretas, Temer foi preso em março de 2019, no âmbito da operação Lava Jato, com base em uma delação que indicava o pagamento de propinas ao dirigente do MDB. O ex-presidente sempre se disse inocente.

Punição a Bretas

O CNJ decidiu, na terça (28/3), abrir Processo Disciplinar Administrativo (PAD) e afastar Marcelo Bretas de seu cargo de juiz. O magistrado responde a investigações disciplinares por supostas irregularidades cometidas na operação.

No julgamento feito em sigilo, a maioria dos conselheiros considerou que Bretas supostamente manteve relações com procuradores e advogados para direcionar processos, combinar sentenças e conduzir apurações contra alvos predefinidos. As acusações precisam de apuração e o juiz não pode estar no cargo enquanto isso ocorre.

Veja a postagem do ex-presidente Temer:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?