metropoles.com

Telemarketing da morte: funerárias oferecem planos por telefone no RJ

“Nesse momento difícil, ninguém tem condições psicológicas de administrar essas burocracias”, diz uma das gravações em ligação automática

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Enterros de vitimas de covid
1 de 1 Enterros de vitimas de covid - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Com a alta de mortes por Covid-19, funerárias cariocas recorreram ao telemarketing para vender planos de sepultamento antecipadamente. Moradores do Rio de Janeiro(RJ) têm recebido ligações automáticas com gravações que destacam as vantagens de contratar o serviço diante do caos nos hospitais e cemitérios.

“Neste momento difícil que estamos atravessando, vemos pela televisão que ninguém tem condições psicológicas de administrar essas burocracias”, diz uma das mensagens.

Na última quarta-feira (25/3), o estado do Rio de Janeiro registrou 151 óbitos e o número de mortes em decorrência do novo coronavírus desde o início da pandemia no estado chegou a 35.331. Na capital, 90% dos leitos de UTI do Sistema Público de Saúde (SUS) estão ocupados.

Na última segunda-feira (22/3), 643 pessoas aguardavam por um leito nos hospitais do RJ – destes, 493 precisam de UTI e 150, de enfermaria. Os dados são do governo do Rio de Janeiro.

Suspensão de férias

No início do mês, a Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (Abredif) emitiu um comunicado orientando as empresas a suspenderem as férias dos funcionários que atuam em “toda a cadeia de atividade funerária” devido à atual situação da pandemia.

No último dia 20, a Abredif alertou sobre a possível falta de urnas funerárias.

“Nosso setor precisa estar preparado para realizar nos próximos 90 dias, 500 mil atendimentos funerários. Esta é a estimativa que poderá ser alcançada segundo os especialistas que estão estudando a evolução no número de óbitos”, diz o texto.

“Os fabricantes conseguem produzir, com muito esforço, algo em torno de 390 mil a 400 mil urnas neste período. Teremos que usar grande parte, em alguns casos, até o limite, nosso estoque regulador”, alerta o comunicado.

O texto orienta os empresários a fazer compras planejadas “para que não sobre em uma região e falte em outra”. “Ninguém pode comprar além da necessidade, nem ter menos do que o necessário.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?