Telegram tem queda no número de usuários no Brasil pela 1ª vez
Whatsapp segue como favorito dos usuários, estando instalado em 98% dos smartphones. Telegram caiu de 66% para 63% em quatro meses
atualizado
Compartilhar notícia
Pela primeira vez no Brasil, o Telegram, aplicativo de troca de mensagens concorrente do WhatsApp, teve uma queda no número de usuários no país. A taxa foi de 66% para 63% entre agosto de 2023 e janeiro deste ano. As informações são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil.
A pesquisa contou com a participação de 2.112 brasileiros maiores de 16 anos, com acesso a internet e smartphones. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. Já o grau de confiança é de 95%.
Em janeiro, o aplicativo do Telegram estava instalado em 13% dos smartphones e chegou a bater 65% em agosto de 2022. A perda de usuários interrompe os cinco anos de crescimento no país.
Além da queda no número de usuários, o Telegram registrou queda na frequência de uso, indo de 53% para 50%, em relação à proporção de pessoas que abrem o aplicativo todo dia ou quase todo dia.
WhatsApp segue como preferido
O WhatsApp segue sendo o aplicativo de conversa preferido dos usuários, segundo a pesquisa. Cerca de 98% das pessoas têm o app instalado no celular.
Já o Instagram passou de 65% para 81% de usuários na plataforma entre 2019 e 2020, mas estagnou nessa taxa por dois anos. Hoje, está em 88%.
O Facebook Messenger estava instalado em 79% dos aparelhos do país em agosto de 2019 e, desde então, vem perdendo espaço. O índice atual é de 69%.