Técnicos trabalham para restabelecer energia após novo apagão no Amapá
Queda de energia em 13 estados, na noite dessa terça-feira, ocorreu devido a “um evento externo” à Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes
atualizado
Compartilhar notícia
Autoridades trabalham para restabelecer, ao menos em parte, a energia no estado do Amapá, que sofreu um novo apagão total na noite dessa terça-feira (17/11).
Desde o último dia 3 de novembro, o estado enfrenta problemas com o fornecimento de energia, que ainda não havia sido completamente normalizado.
O novo blecaute ocorreu às 20h31. Treze dos 16 municípios do estado ficaram sem energia. O desligamento da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes se deu devido a “um evento externo”, provavelmente no sistema de distribuição de energia elétrica.
A Eletronorte informou, ainda nessa terça-feira, que os técnicos restabeleceram a geração na usina e o fornecimento de energia está sendo recomposto gradualmente.
O serviço tem sido feito pela Companhia de Eletricidade do Estado do Amapá (CEA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Procurado, o ONS relatou que “está trabalhando para restabelecer a totalidade das cargas no estado o mais breve possível”.
Em nota, a CEA também disse atuar na recomposição do sistema. “Por questões de segurança, esse procedimento é feito com inserção de carga de forma gradativa.
O Ministério de Minas e Energia (MME) disse que as causas estão sendo investigadas. “O sistema está sendo restabelecido gradualmente”, complementou.
Já a Linhas de Macapá Transmissora de Energia, responsável pela transmissão no estado, disse não haver nenhum problema no transformador da subestação.